O melhor pedaço da Maçã.

Programa de troca de iPhones antigos por novos com desconto já está sendo testado pela Apple

iPhone 4 deitado

No início de junho comentamos que a Apple iniciaria um programa de trocas de iPhones antigos por novos com desconto em suas lojas. De lá pra cá pouco se falou sobre o ele, mas agora pintaram algumas novidades.

Publicidade

Segundo o MacRumors, empregados de Apple Retail Stores já estão recebendo materiais e treinamento para o programa que deverá começar em setembro, muito provavelmente com o lançamento dos novos aparelhos, ou seja, dia 10/9. O TechCrunch foi além e disse que algumas lojas já estão realizando um piloto do programa — inclusive fazendo “diversas” trocas ao longo do dia.

iPhone 4 deitado

Que tal “trocar” — completando a diferença — um iPhone 4 desses por um novinho?

Publicidade

Funciona assim: consumidores entregam seus aparelhos antigos para um empregado. A primeira coisa que se faz é verificar se o iPhone por acaso tomou algum banho na vida — se algum dos muitos sensores acusar que o dispositivo entrou em contato com água, já era. Agora, se o iPhone em questão nunca deu um mergulho na privada ou tentou chegar ao fundo de uma piscina, maravilha!

Depois, o empregado avalia o preço do aparelho com a ajuda de um site — consumidores podem acessar esse site nos Macs/iGadgets espalhados pela loja. Para terminar, algumas perguntas sobre o aparelho devem ser respondidas. Com isso, o empregado consegue precificar o iPhone e o consumidor aceita — ou não — a “proposta” da Apple.

Concordando com tudo, o cliente recebe o crédito em forma de Gift Card e precisa necessariamente comprar um novo aparelho — nada de entrar na loja, “vender” o seu antigo, pegar o Gift Card e sair andando como se nada tivesse acontecido. Aí vem a primeira dúvida não explicada no post: para nós, brasileiros, o programa só interessa se pudermos comprar aparelhos novos desbloqueados, sem vínculo com as operadoras locais (AT&T, Verizon, Sprint ou T-Mobile). Veremos se, quando o programa for ao ar oficialmente, essa informação aparece.

Publicidade

Como vocês podem imaginar, o preço varia muito e tudo, tudo influencia no valor final: cor, estado da carcaça, se o vidro está muito arranhado, entre outras coisas. Até o momento, porém, os valores estão girando em torno de US$120-200 para um iPhone 4/4S de 16GB, por exemplo.

Segundo a Bloomberg, os iPhones antigos recebidos pela empresa são recondicionados e vendidos em mercados emergentes por um preço mais em conta. Contudo, essa informação gera uma nova dúvida: Digamos que o “iPhone 5C” (aka “iPhone de baixo custo”) seja mesmo lançado junto ao “iPhone 5S” e a Apple resolve parar de vender “iPhones antigos” (modelos 4, 4S e 5). Esses aparelhos trocados em lojas, então, seriam vendidos por quem? Será que a Apple os repassaria para outras lojas/empresas? Afinal, nenhuma Retail Store ou revendedora autorizada poderia vender mais esses modelos recondicionados fora de linha, imagino.

Como podemos ver, existem ainda algumas boas dúvidas, mas só de saber que o programa existe, já está em fase piloto e poderá ser lançado oficialmente em breve é um ótima notícia. Uma hora, mesmo que não seja neste primeiro momento, nós iremos nos beneficiar dele. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Single da semana: “Mais Tarde”, da banda Aláfia

Próx. Post

Apple lança nova página de suporte, facilitando a navegação por produtos e resoluções de problemas [atualizado]

Posts Relacionados