O melhor pedaço da Maçã.

Após quase um ano, Apple volta a ter uma vice-presidente sênior de varejo com a contratação de Angela Ahrendts — até então CEO da Burberry

Angela Ahrendts, ex-CEO da Burberry e agora vice-presidente sênior de varejo da Apple

Em meados de junho de 2011, a Apple perdeu um grande nome no seu corpo executivo quando Ron Johnson deixou o cargo de vice-presidente sênior de varejo para assumir o posto de CEO da jcpenney. Demorou, mas em janeiro de 2012 a Apple finalmente anunciou o seu substituto: John Browett, até então CEO da Dixons Retail. O problema é que a escolha de Browett foi muito criticada, e ele acabou de fato não se adaptando à cultura da Maçã. Em 29 de outubro de 2012, a Apple anunciou grandes mudanças no seu corpo executivo — entre elas a saída não só de Browett, mas também de Scott Forstall.

Publicidade

E assim estávamos, desde então. A Apple, uma das maiores varejistas do planeta, há quase um ano sem um vice-presidente sênior para cuidar de suas lojas. Hoje, isso mudou.

Angela Ahrendts, ex-CEO da Burberry e agora vice-presidente sênior de varejo da Apple

Quem está assumindo o cargo é uma mulher (bom para “enfeitar” esta página): Angela Ahrendts, até então CEO da Burberry. É isso, mesmo: Neil Stern — sócio sênior da consultoria de varejo McMillan Doolittle — acertou em cheio na sua previsão feita ainda em janeiro deste ano.

Publicidade

Ao contrário do que alguns esperavam, a Apple não promoveu alguém de dentro (como Steve Cano) e nem uma de duas outras recentes contratações possíveis: a de Paul Deneve, ex-CEO da [Yves] Saint Laurent, e a de Enrique Atienza, ex-vice-presidente sênior da Levi Strauss. Por sinal, junte esses todos com algumas contratações de designers da Nike e dá para ver o quanto a Apple está tendendo para o lado “fashion”.

Há algumas semanas, por sinal, a Apple fez algo inusitado com a Burberry: cedeu a ela alguns iPhones 5s em primeira mão para que filmasse seu desfile na semana de moda de Londres. Ninguém imaginaria que isso teria alguma relação com a notícia de hoje, é claro.

Respondendo diretamente a Tim Cook, Ahrendts cuidará tanto das lojas físicas da Maçã quanto das Apple Online Stores.

Publicidade

Estou muito contente com a entrada de Angela na nossa equipe. Ela compartilha nossos valores e nosso foco em inovação, e coloca a mesma ênfase profunda que nós na experiência de consumidores. Ela já provou em sua carreira ser uma líder extraordinária e tem um ótimo histórico.

Tim Cook, CEO da Apple.

Estou profundamente honrada de entrar para a Apple nessa nova posição a partir do ano que vem, e mal posso esperar para trabalhar com as equipes globais para enriquecer ainda mais a experiência de consumidores on e offline. Eu sempre admirei a inovação e o impacto de produtos e serviços da Apple na vida das pessoas e espero que mesmo de uma pequena forma eu possa contribuir para o sucesso e liderança contínuos da companhia ao mudar o mundo.

Angela Ahrendts.

Ahrendts assumirá o cargo na prática somente no nosso outono — ou seja, entre março e junho do ano que vem. Na Burberry, quem ocupará o seu lugar será Christopher Bailey. No vídeo abaixo, ambos discutem as mudanças com Sir John Peace, presidente da Burberry:

YouTube video

Algo me diz que, desta vez, a decisão foi acertada. 😉

Atualização · 15/10/2013 às HH:MM

O 9to5Mac teve acesso a um email que Tim Cook enviou hoje a todos os empregados da Apple. Traduzimos a mensagem na íntegra, a seguir:

Time,

Estou contente em anunciar que Angela Ahrendts entrará para a Apple como vice-presidente sênior e membro do nosso time executivo, respondendo diretamente a mim. Angela é hoje a CEO da Burberry.

Ela liderará ambas as equipes de varejo e online. Eu queria ter uma pessoa para gerenciar ambas essas equipes há um tempo, porque acredito que será melhor para nossos consumidores, mas eu nunca havia conhecido alguém que me desse confiança de poder liderar ambas até conhecer a Angela. Nós nos encontramos pela primeira vez em janeiro, e eu sabia, naquela reunião, que eu queria que ela fosse para a Apple. Nós passamos a nos conhecer melhor nos últimos meses e a cada conversa eu saía mais impressionado.

Ela compartilha nossos valores e foco em inovação. Ela coloca a mesma ênfase forte que nós na experiência de consumidores. Ela se preocupa profundamente com pessoas e abraça a nossa visão de que o nosso recurso mais importante são as nossas pessoas. Ela acredita em enriquecer a vida de outros e é muito inteligente. Angela já se mostrou uma líder extraordinária durante a sua carreira e tem um histórico concreto. Ela liderou a Burberry a um período de crescimento fenomenal com foco em marca, cultura, valores-chave e o poder de energia positiva.

Angela terá que se focar nos próximos meses em fazer a transição do seu cargo atual na Burberry e entrará para a Apple na primavera [do hemisfério norte; outono no sul]. Tenho certeza de que, quando todos vocês a conhecerem, verão por que estou tão empolgado com a entrada dela para o nosso time executivo. Gostaria de dar um obrigado especial a todos os nossos líderes de varejo. Sua força, seu talento e sua liderança me deram a oportunidade de investir tempo na busca exaustiva da melhor pessoa no mundo para esse cargo.

Tim

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Livro grátis da semana: “O que Freud Dizia sobre as Mulheres”, de José Artur Molina

Próx. Post

Confira as ofertas de hoje do Two Dollar Tuesday: Big Mean Folder Machine 2, Compartments e Quick Word Ultimate

Posts Relacionados