O melhor pedaço da Maçã.

Review: Anomaly 2, um dos fortíssimos candidatos ao título de “Jogo do Ano”

Anomaly 2 para iOS - ícone

Há dois anos, quando o primeiro Anomaly (Warzone Earth) chegou à App Store, causou um grande impacto no estilo de jogo tower defense. Depois, a expansão Anomaly Korea mostrou que o novo modo chegou mesmo para ficar.

Publicidade

Tower defense offense

Permita-me explicar mais sobre este formato: imagine um jogo de tower defense (exemplo: Fieldrunners); coloque a câmera em terceira pessoa (atrás deles), para que você acompanhe toda a movimentação do personagem, como passar por todas as torres, obstáculos e inimigos até chegar ao ponto final. Pronto, você está em Anomaly 2.

Anomaly 2 para iOS - ícone e iPhone

Esse diferencial faz você planejar não só a melhor forma de ataque mas também a melhor rota, o tipo de ambiente, inimigos e armadilhas.

2034.
Pós apocalipse.
Os aliens não aceitarão uma xícara de café, será preciso lutar contra a invasão e reconquistar a Terra.

Gráficos, som e história

Como testo muitos jogos estou sempre me divertindo, mas dificilmente me impressiono logo no começo. Porém, com esse jogo foi diferente. Num ambiente futurístico, os gráficos são bastante semelhantes aos das versões anteriores — um pouco melhorados —, mas se você nunca jogou nenhum Anomaly, vai se surpreender!

Publicidade

Os personagens são bem desenhados e os efeitos são compatíveis com o cenário, de modo que as texturas nas paredes são ricas e realistas — perceba a notável tristeza na Estátua da Liberdade, soterrada parcialmente. Aliás, faça o favor de dar um zoom para apreciar todos os detalhes matadores durante o jogo. 😛

Anomaly 2 para iOS - Captura de tela

Embora ninguém compre um jogo pela história, esta é fascinante. As missões são narradas — legendas opcionais — por uma voz bem bacana, nada desagradável. Se você compreende um pouco de inglês, vale a pena acompanhar como eles resgatam alguém, capturam uma base ou simplesmente se irritam quando se dão mal. Testamos o jogo até o final, mas, sem spoilers, deixaremos que vocês descubram o desfecho impressionante da história.

O jogo

Criado pela 11 Bit Studios e distribuído pela Chillingo, a interface do game é simples, mas pode levar um ou dois níveis pra você se acostumar com todas as possibilidades — nada que um excelente tutorial não ajude. Os inimigos, objetivos e caminhos possíveis são mostrados no começo de cada nível em vermelho, verde e traçados luminosos, respectivamente.

Publicidade

Mudar a rota e a ordem das unidades de ataque conforme a situação fica mais árdua é um dos segredos do jogo, mas é preciso pensar rápido para escolher a melhor estratégia, antes que seja tarde demais.

Anomaly 2 para iOS - Captura de tela

Cada unidade possui uma força ou habilidade única; use isso a seu favor para tirar vantagem da fraqueza do inimigo. Algumas tropas se transformam (morfam) com um simples toque duplo nelas, aumentando ainda mais as possibilidades de vitória. Como todo game de estratégia, novos guerreiros são introduzidos conforme o progresso, mas você pode comprar mais ou evoluir suas habilidades utilizando moedas — neste caso a “Carusaurum”, uma vez que o jogo *não* conta com compras internas (In-App Purchases).

Anomaly 2 para iOS - Captura de tela

Quando tudo parece perdido, você recebe poderes! Eles são obtidos apenas destruindo inimigos — mas são escassos em níveis elevados. Para utilizar, é bem simples: toque em um poder do lado esquerdo da tela, depois toque em qualquer lugar da arena para posicionar o poder. Eles são limitados, temporários e têm um alcance restrito; use com cautela.

Os principais são:

  • Repair: uma zona de recuperação de energia para sua tropa;
  • Decoy: distrai os inimigos;
  • EMP: paraliza as máquinas;
  • A.I.M.: concentra o ataque em um alvo.

Compatibilidade

Com tantos recursos e gráficos muito detalhados, é de se esperar que o jogo não tenha a melhor performance em iDevices antigos, podendo ocorrer travamentos em diversos momentos. Portanto, mesmo sendo compatível com um iPhone 4, por exemplo, recomenda-se um iPhone 4s ou superior — misteriosamente, ele é incompatível com o iPod touch de quinta geração.

O review foi feito em um iPhone 5s, mas testado também em um iPad de quarta geração e num iPhone 4s — no último, pouquíssimos travamentos foram notados. Confesso que o iPad esquentou um bocado (mas nada que uma boa case não ajude na hora de segurar o tablet).

O iPad me pareceu melhor para jogar — pela maior visibilidade e facilidade em montar uma estratégia. Todavia, os detalhes ficam mais notáveis no iPhone, por conta da maior densidade de pixels (326ppi vs. 264ppi do tablet).

Veredito

Anomaly 2 não é para se jogar na fila do banco, pois o vício requer 100% de atenção! Se eu fosse reclamar de algo, seria das 14 fases do modo single player, as quais não são suficientes — você até pode terminar o jogo se conseguir dedicar “apenas” um dia inteiro para ele. Mas para conseguir todas as medalhas, além das conquistas do Game Center, é preciso jogar novamente em todas as quatro dificuldades, entre elas as Hardcore e Nightmare — que fazem jus ao nome, diga-se. Outra coisa que senti falta: uma sincronização entre plataformas, ou pelo menos entre iGadgets, seria bastante agradável.

Anomaly 2 para iOS - Captura de tela

Outro ponto que pode não satisfazer a todos é o preço: US$5 não é um valor que todos estão dispostos a investir em um game. O tamanho também pode ser um impasse: 1,2GB talvez façam falta em dispositivos carentes de espaço para armazenamento.

Mesmo assim, ao meu ver, considerando todas os recursos, Anomaly 2 pode facilmente ser eleito o “Jogo do Ano”. A própria Apple destacou a “Escolha dos editores” em sua conta oficial no Twitter e, com o visual impressionante, a série já ganhou o Apple Design Awards de 2011. Se você ainda tem dúvidas, preparamos uma galeria com 75 imagens do nosso gameplay. 🙂

Anolamy 2 está disponível na App Store, no Google Play e no BlackBerry World — além de também estar disponível na Steam, para Macs, PCs e Linux!

Se você quer muito o game, deixe um comentário abaixo — quem sabe algo bom não apareça como resposta? 😛


Desculpe, app não encontrado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Confira agora a provável tabela de preços dos iPads mini com tela Retina no Brasil [atualizado]

Próx. Post

iPad mini com tela Retina chegará ao Brasil nesta sexta-feira, mas somente em Apple Premium Resellers; MyStore chega a Santo André [atualizado]

Posts Relacionados