Apple começa a utilizar a tecnologia iBeacon (localização via Bluetooth) em suas lojas oficiais

Recentemente nós comentamos a tecnologia iBeacon e como a Apple pretendia incorporá-la em suas lojas oficiais (as famosas Retail Stores).

Em um novo artigo de suporte, a própria empresa explica do que se trata:

iBeacon é uma nova tecnologia que amplia os serviços de localização no iOS. O seu dispositivo iOS pode alertar aplicativos quando você se aproxima ou deixa um local com um iBeacon. Além de monitorar a localização, um aplicativo pode estimar a sua proximidade com um iBeacon (por exemplo, um display ou um caixa geral em uma loja de varejo). Em vez de usar latitude e longitude para definir a localização, o iBeacon utiliza um sinal de baixa energia Bluetooth, que detecta os dispositivos iOS. Para saber mais sobre a tecnologia Bluetooth, consulte o site oficial do Bluetooth.

De acordo com a Associated Press, a Apple começou a utilizar a tecnologia hoje em 254 lojas nos Estados Unidos — na loja da Quinta Avenida, por exemplo, a Maçã instalou 20 transmissores iBeacon e fez uma demonstração de tudo para a imprensa. Através deles, a Apple consegue enviar mensagens sobre produtos, eventos e outras informações específicas para quem está dentro de uma Retail Store.

Os exemplos para a utilização do iBeacon são muitos: passou por uma mesa cheia de iPhones expostos? Você poderá receber um aviso perguntando se não quer fazer um upgrade de aparelho (para residentes dos EUA, existe ainda a possibilidade de ganhar uma graninha com no programa de trade-in da Maçã). Outra possibilidade é receber um alerta informando que o Mac o qual você comprou está pronto para ser retirado.

Os iBeacons podem ser ajustados para distâncias específicas, de modo que você pode obter alguns avisos, independentemente de onde você esteja. Outros virão somente quando você está em pé num determinado canto, parede ou mesa com produtos em demonstração. A loja também pode enviar notificações sobre descontos ou futuros eventos.

iBeacon

Imagem via MacRumors.

É preciso ter o aplicativo Apple Store instalado para utilizar esse novo recurso; além disso, o Bluetooth precisa necessariamente estar ativado. Aceitando os termos de rastreamento e envio de notificações, o app automaticamente troca para o modo dentro da loja (in-store) quando o cliente estiver numa Apple Retail Store. É bom deixar claro também que, segundo a Maçã, nenhuma informação pessoal é coletada.

Tudo indica que o aplicativo Apple Store chegará à loja brasileira assim que a Retail Store do Rio de Janeiro for inaugurada — quem sabe já com o iBeacon funcionando, também. 🙂


Desculpe, app não encontrado.


Ícone do app Apple Store

Apple Store

de Apple

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 5.4.1 (74.1 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
🇺🇸 Indisponível na App Store brasileira!

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

[via ifoAppleStore.com]

Posts recomendados

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes