O melhor pedaço da Maçã.

Um iMac com tela Retina deverá se tornar realidade ainda neste ano

Tela do iMac

No comecinho do primeiro MacMagazine no Ar deste ano, fizemos algumas apostas de lançamentos da Apple para 2014 e eu falei em um novo iMac com tela Retina.

Publicidade

Pois Marco Arment — criador do Instapaper e cofundador do Tumblr — parece concordar comigo e escreveu há alguns dias um ótimo artigo explicando como que a Apple deverá viabilizar essa nova máquina.

Tela do iMac


Por algum motivo, Arment focou todo o seu texto no iMac de 27 polegadas — deixando o de 21,5 polegadas de lado. O desafio certamente é maior assim, já que tudo o que a Apple conseguir superar no de 27 polegadas se aplicaria ao modelo menor.

Publicidade

A resolução padrão do iMac de 27 polegadas atual é de 2560×1440 pixels, ou seja, sem pensar muito um novo modelo Retina teria o dobro em cada medida (isto é, o quádruplo em número de pixels): 5120×2880 pixels. E é a partir daí que Arment faz toda a sua análise, explicando que as tecnologias atuais não permitiriam um iMac ou um Thunderbolt Display com essa quantidade de pixels simplesmente porque ele requereria absurdos 28Gbps de banda passando por um cabo, enquanto a interface Thunderbolt 2 (sim, já a segunda geração dela) chega a no máximo 20Gbps.

Para Arment, o caminho seria similar ao que a própria Apple fez com os MacBooks Pro: dobrar na verdade uma resolução anterior à máxima, o que nos levaria a uma tela de 3840×2160 pixels — nada mais nada menos que uma resolução 4K padrão. Assim, o próprio OS X poderia simular resoluções maiores fazendo redimensionamento gráfico dinâmico. É exatamente assim que eu uso o meu MacBook Pro com tela Retina de 15 polegadas: simulando 1920×1200 pixels, quando na verdade a resolução Retina padrão dele funciona a 1440×900 pixels (são 2880×1800 pixels na tela).

O raciocínio de Arment é perfeito e é bem por aí que a Apple deverá seguir o seu caminho, até porque, pela distância normal de uso, um iMac não precisaria ter esses absurdos 5120×2880 pixels para que sua tela fosse considerada Retina.

Publicidade

E tomara que o preço da máquina seja mais ou menos igual ao da linha atual. 🙂

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Leve a tela bloqueada do iOS 7 para o OS X em forma de um screensaver

Próx. Post

Conheça o app Confide, um mensageiro para quem está preocupado com privacidade

Posts Relacionados