Review: Logitech T631, o mouse multi-touch para o seu MacBook

por Leonardo Copello

Sem dúvida nenhuma, o trackpad do MacBook é uma experiência espetacular. Mas tem muita gente que não se adapta ou prefere utilizar o bom e velho mouse. Seja por ergonomia ou mesmo gosto, esses usuários sempre se sentiram órfãos, pois a Apple nunca ofereceu uma versão mais portátil, um “mini Magic Mouse”, para acompanhar o MacBook nas viagens.

Logitech Ultrathin Touch Mouse T631

Pensando nesse público, a fabricante Logitech criou o Ultrathin Touch Mouse T631, um mouse supercompacto, com design atraente e que suporta gestos multi-touch.

Primeira impressão

Logitech Ultrathin Touch Mouse T631

Olha aí uma experiência que sempre me deixa empolgado: abrir a caixa de um gadget novo. E o T631 traz as melhores impressões: a embalagem em acrílico, no estilo iPhone 5c, acomoda muito bem o mouse. Ao retirá-lo da caixa, o design e a qualidade do produto chamam a atenção. O mouse é bem pequeno, leve (apenas 68g), fino, muito bonito e possui uma textura extremamente agradável ao tato.

Design

Logitech Ultrathin Touch Mouse T631

Com design inspirado (muito inspirado, diga-se!) no MacBook Air, o T631 possui uma boa ergonomia para o seu tamanho supercompacto. Um dos diferenciais é a textura acetinada na superfície multi-touch, o que torna o uso dos gestos uma experiência mais agradável que na superfície polida do Magic Mouse da Apple.

Um mouse e dois Macs

Assim como o Magic Mouse, o T631 conecta-se ao Mac através da tecnologia sem fio Bluetooth. Mas o mouse da Logitech traz um diferencial bem interessante, pois permite ser sincronizado com até dois Macs diferentes.

É como se o mouse tornasse um objeto pessoal. É o *seu* mouse que pode ser usado em diversos computadores. Vai para o trabalho? Leva seu mouse no bolso. Chegou em casa? Conecta-o ao MacBook. E isso é feito de uma forma muito fácil, bastando usar o switch localizado na parte inferior do T631.

Bateria recarregável via USB

Uma das experiências mais frustrantes do Apple Magic Mouse é o uso de baterias AA (recarregáveis ou não). Quem nunca zerou a bateria no meio de um trabalho e ficou na mão — literalmente — sem o mouse? 😉

Logitech Ultrathin Touch Mouse T631

O T631 permite recarregar o mouse através de uma porta Micro-USB padrão e pasmem, a Logitech promete uma autonomia de uma hora com apenas um minuto de carga! Resolvi testar o prometido e posso garantir que após um minuto exato de carga consegui utilizá-lo por 26 minutos contínuos. Nada mal!

Conclusão

Logitech Ultrathin Touch Mouse T631

O Logitech Ultrathin Touch Mouse T631 é um mouse muito bom. Um produto com design elegante e qualidade de construção nos mesmos padrões da Apple. Porém a resposta aos gestos multi-touch é levemente inferior à do Magic Mouse, mesmo o T631 possuindo uma superfície com textura mais agradável ao toque. O mouse perfeito seria juntar a textura acetinada do T631 com a resposta multi-touch do Magic Mouse.

Porém, se você precisa de um mouse compacto para fazer companhia ao seu MacBook, o da Logitech é sem dúvida uma boa opção. O preço dele nos Estados Unidos é em média de US$70. No entanto, para minha surpresa, o Ultrathin Touch Mouse T631 não está disponível para compra na Apple Online Store.


✔ PRÓS

  • Ultra-compacto, com design “Apple-like”.
  • Bateria recarregável via USB.
  • Superfície em textura acetinada fosca.
  • Conecta-se com até dois Macs.
  • Possibilidade de ativar o terceiro botão (central).
✘ CONTRAS

  • Precisa instalar drivers para habilitar os gestos.
  • Drivers que interpretam os gestos podem melhorar.

Se você é um “sortudo” e já comprou o novo Mac Pro, o Ultrathin Touch Mouse tem uma opção na cor preta — o modelo T630, o qual também é compatível com o OS X.

·   ·   ·

Leonardo Copello é viciado em tecnologia e orgulhoso por ter usado e abusado de um Commodore Amiga. Seu primeiro contato com a Apple foi com um Hackintosh em 2006, depois vieram os Macs, iPhones e iPads. Em 2010 fundou a uTouchLabs.com e criou o aplicativo Pergunte ao Polvo durante a Copa do Mundo. Se quiser trocar uma ideia, é só segui-lo no Twitter em @LeoCopello.

Posts recomendados

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes