O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisa indica que usuários de iPhones 5s são os que mais consomem dados

Pesquisa da JDSU sobre uso de dados

Uma pesquisa da JDSU trouxe informações interessantes sobre o consumo de dados de dispositivos e os hábitos de seus respectivos donos. Assim como em estudos passados [1, 2], os aparelhos da Apple dominaram as primeiras colocações, mostrando que a interação de usuários com os smartphones e tablets da Maçã é maior do que na concorrência.

Publicidade

Pesquisa da JDSU sobre uso de dados

Pesquisa da JDSU sobre uso de dados

Continuando a tendência de resultados dos últimos três anos, o estudo constatou que 2.013 clientes de telefonia móvel que utilizam smartphones topo-de-linha da Apple são a maioria dos usuários que mais consome dados. E eles estão ficando mais famintos ainda: usuários dos novos iPhones 5s têm mais apetite de dados do que proprietários de iPhones topo-de-linha anteriores — com o estudo os descrevendo como os usuários de smartphones mais vorazes já vistos, “com uma demanda de aumento de downlink e uplink sem precedentes”.

De acordo com os resultados, usuários de iPhones 5s exigem 7 vezes mais dados que os de iPhones 3G em mercados desenvolvidos (o estudo utiliza o iPhone 3G como seu dispositivo-referência) e 20 vezes mais dados em mercados em desenvolvimento.

Interessante notar, porém, que apesar do enorme consumo de dados de usuários de iPhones e iPads topo-de-linha, aparelhos como o iPhone 5c e o iPad mini não contam com o mesmo desempenho — muito provavelmente o iPad Air e o iPad mini com tela Retina não apareceram pois chegaram ao mercado no final de 2013. Mas o iPad mini de primeira geração, que já está disponível há bastante tempo, nem mesmo aparece na lista, mostrando que o hábito de consumo muda bastante entre usuários de modelos topo-de-linha e intermediários.

Publicidade

Para fechar, uma curiosidade: segundo o estudo, 1% dos usuários consomem mais da metade de todos os dados baixados; 10% deles consomem incríveis 90% dos dados.

A pesquisa levou em consideração a utilização de mais de 1 milhão de usuários de dispositivos móveis. Mesmo com o surgimento de novas tecnologias (4G, LTE, etc.), as quais ajudam bastante o aumento do consumo, o estudo mostra o motivo da força da Apple na hora de negociar acordos com as operadoras. A empresa sabe que seus clientes são os que mais consomem dados — o que é ótimo para as operadoras já que, quanto maior o consumo, maior a valor da conta — e, por conta disso, consegue fazer ótimos contratos os quais refletem diretamente na margem de lucro do produto.

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Productive Macs: novo pacotão traz 8 ótimos apps para Mac com 88% de desconto!

Próx. Post

App da semana: jogo “Where’s My Mickey?”, da Disney

Posts Relacionados