O melhor pedaço da Maçã.

iBeacon: app/acessório avisa quando a sua mala está disponível na esteira do aeroporto

CalypsoTag

Taí uma utilização bacana para a tecnologia iBeacon que foge um pouco da implementação básica que vimos até agora (atrelada apenas a comunicação voltada para publicidade): falo do Travel Radar.

Publicidade

Com ele, basta colocar um acessório iBeacon na sua mala para saber quando você pode retirá-la na esteira de aeroportos. Funciona assim: em vez de ficar em pé esperando a sua bagagem aparecer, você pode sentar próximo à esteira rolante e terminar de ler o seu livro, bater o recorde daquele joguinho ou o que preferir. Quando a sua mala estiver próxima (uma distância de aproximadamente 20 metros ou menos), você receberá uma notificação no iPhone avisando que já pode retirar a mala.

O Travel Radar consegue rastrear até duas malas, o que é bem razoável. Mas vale lembrar que o app sozinho não faz nenhuma mágica, é preciso comprar algum acessório compatível com a tecnologia iBeacon para que ele funcione.

Publicidade

Desculpe, app não encontrado.

Um desses acessórios — pensado especificamente para esse fim — é o CalypsoTag, o qual está à venda por 89 euros (cerca de R$290).

CalypsoTag

No caso dele, existe até mesmo um app específico para fazer o rastreamento — não sendo necessário comprar o Travel Radar —, contudo o aplicativo ainda não está disponível na App Store.

Publicidade

·   ·   ·

E já que estamos falando de iBeacon, vale ressaltar também que a Apple implementou boas melhorias na tecnologia com a chegada do iOS 7.1. O pessoal do BEEKn realizou alguns testes com a nova versão e descobriu que, agora, uma vez que o usuário tenha o aplicativo em questão instalado — e aprovado o recebimento —, as notificações chegam mesmo com o app desligado. Mesmo reiniciando o iPhone tudo funciona perfeitamente, bem diferentemente das versões antigas do iOS 7 que exigiam minimamente que o app estivesse rodando em plano de fundo.

Publicidade

Além disso, testes preliminares apontaram também uma boa melhora nas respostas de sinais de Bluetooth LE. Antes, por exemplo, era normal ter um atraso de 1 a 60 segundos na saída de uma região. No iOS 7.1, tudo acontece quase que instantaneamente.

A tecnologia ainda está engatinhando, mas é legal ver que soluções interessantíssimas (como essa de “rastrear” malas) estão sendo desenvolvidas e colocadas em prática rapidamente.

[via The Loop, Cult of Mac, MacStories]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Dica: como fazer buscas avançadas nas lojas de conteúdo da Apple pelo iTunes

Próx. Post

Appreendedor: para fazer parte do futuro, comece agora!

Posts Relacionados