Muito falou-se ultimamente sobre a o dinheiro que a Microsoft desperdiçou gastou investiu em sua nova empreitada para melhorar a sua imagem corporativa (e a do Windows Vista).
Até a Apple já aproveitou para fazer mais um episódio da campanha “Get a Mac” satirizando todo este investimento da Microsoft em propaganda (e não em seus próprios produtos).
Porém, pouco se fala sobre o quanto a Apple investe em sua imagem e na de seus produtos. Investigando o relatório 10-K da Apple enviando para a SEC Americana, descobriu-se que, em 2008, a Maçã usou 13% do seu orçamento SG&A — dinheiro destinado para selling (vendas), general (geral) e administrative (administrativo). Em 2008, foram volumosos US$486 milhões, contra os US$467 investidos em 2007 e os US$338 milhões em 2006.
É claro que não dá para saber como a Apple investiu todo esse dinheiro. Parte dele foi para pagar a agência de publicidade, parte para pagar toda a mídia online para seus anúncios duplos, anúncios de TVs exibidos nos intervalos do Super Bowl (os mais caros da televisão americana) e também as várias mídias externas que o Rafael viu lá na Califórnia.
Só como comparação, a Microsoft gastou US$1,2 bilhão em 2008, US$1,3 bilhão em 2007 e US$1,2 bilhão em 2006. É claro que isso é todo o orçamento de propaganda da gigante de Redmond — o que envolve a divulgação do Windows, Office, Zune, Xbox e todos os produtos corporativos.
Sabemos, ainda, que parte deste dinheiro gasto em 2008 — US$300 milhões — foi apenas para pagar a nova agência de publicidade — a Crispin Porter + Bogusky — responsável por criar a nova campanha “I’m a PC”.
Só sei que a Apple está “gastando” o seu dinheiro muito melhor que a Microsoft!