O melhor pedaço da Maçã.

Appreendedor: em qual oceano desejo nadar?

Oceano vermelho com céu azul
Oceano vermelho com céu azul

Pôr-do-sol colorido, via Shutterstock.

Diariamente, são lançados centenas de novos apps e atualizações. Esta marca supera hoje 1 milhão de apps publicados, no caso da App Store — um número que certamente assusta qualquer novo Appreendedor, afinal esse parece ser um mercado saturado e difícil de emplacar novas ideias, como diria o slogan “There’s an app for that”.

Publicidade

Entretanto, cabe a você decidir como irá atuar na loja. Será através da estratégia do “Oceano Vermelho” — um ambiente de competição acirrada, em que os concorrentes disputam intensamente um mesmo mercado, realizando ações praticamente idênticas — ou será através do “Oceano Azul” — inventando novos mercados ou reinventando os existentes? Nessa batalha não existe certo ou errado, bom ou pior — por exemplo: há pessoas que decidem pelo “Oceano Vermelho” e se dão muito bem agregando valor ao produto, já outros possuem mais facilidade em criar e liderar novos mercados. Trabalhe em áreas que você e sua equipe se sintam confortáveis e tenham experiência.

O poder da observação e da análise é fundamental para o processo de criação e inovação. Identifique um problema e crie soluções que agreguem valor para o seu público-alvo. Se estiver difícil encontrar soluções para o problema, tente analisar outros mercados e quais foram as soluções que eles deram para problemas semelhantes.

Há alguns anos, em uma viagem que fiz para os Estados Unidos, notei o quanto as pessoas estavam envolvidas com smartphones e seus apps em locais públicos como restaurantes, bares, aeroportos, metrôs, praças, etc. Aqui no Brasil, até então, não era comum ver pessoas envolvidas da mesma forma. O fato é que tudo o que é cultura e moda nos grandes centros inevitavelmente será cultura e moda nas cidades menores, e assim sucessivamente. Esta regra existe e, caso queira se destacar perante os seus concorrentes, cabe a você estar na vanguarda e atento a todas as novidades e tendências, seja você um desenvolvedor, investidor ou empreendedor.

Publicidade

A partir do próximo artigo, iremos construir uma sequência de passos que o ajudarão na materialização da sua ideia em um produto. Convido você a participar, reserve apenas 2 horas do seu dia; ao longo de 2 meses teremos 80 horas que poderão mudar o rumo dos seus projetos pessoais e profissionais. As melhores ideias serão divulgadas dentro da série Appreendedor.

·   ·   ·

Hoje alcançamos 10 artigos publicados na série Appreendedor! Nestes dois meses tiveram artigos que me fizeram refletir, emocionar, acreditar e, acima de tudo, persistir — leio todos os comentários, emails e tweets, e saiba que são eles o combustível para a jornada. Como instrutor autorizado Apple, a minha missão é ajudar as pessoas no crescimento pessoal e profissional através do compartilhamento do conhecimento. Obrigado, caro leitor!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Tim Cook chama novo livro sobre a Apple — de uma ex-repórter do WSJ — de “bobagem” [atualizado: a autora responde]

Próx. Post

Single da semana: “Rockstar”, da banda A Great Big World

Posts Relacionados