O melhor pedaço da Maçã.

FirstTech: primeira revenda Apple no mundo está fechando as portas após 37 anos de história

FirstTech

Os empregados da FirstTech, localizada em Minneapolis (no Estado americano de Minnesota), foram informados ainda ontem (19/3) do encerramento das atividades da empresa, que acumula 73 anos de atividade. O ato final da primeira revendedora Apple no mundo já tem data: 29 de março.

Publicidade

FirstTech

Apesar de a história da FirstTech começar em 1941 (suas origens remetem à empresa Z Radio, fundada por Maury e Betty Zuckman), ela se une à da firma de Cupertino em 1977, quando passou a comercializar computadores pessoais da Apple (começando pelo Apple II). Segundo o site TwinCities.com, após 37 anos atuando no mercado de computadores pessoais, a companhia que celebrou seu 35º aniversário como revendedora da Maçã em 2012 encerrará as atividades das suas 2 lojas e demitirá uma equipe de 75 empregados devido a uma redução significativa das margens de negócio.

Publicidade

Segundo Fred Evans (gerente de produtos), a companhia não tem como enfrentar distribuidores nacionais que muitas vezes oferecem máquinas com preços abaixo do custo.

Esses vendedores basicamente estão dispostos a vender computadores abaixo do preço de custo, em busca de um serviço de comércio nacional. Houve uma enorme mudança no mercado, particularmente nos últimos anos.

Outro fator determinante para o fim da FirstTech foi a expansão das Apple Retail Stores. Para se ter uma ideia, apenas na área de Minneapolis–Saint Paul, onde fica localizada e empresa, a Apple conta com cinco lojas oficiais. Segundo Evans, o relacionamento entre a gigante e a revendedora era “amigável e produtivo”, com indicações por parte da Maçã para clientes que desejavam reparar Macs mais antigos.

YouTube video

Publicidade

A matéria aponta ainda algumas histórias interessantes sobre a empresa, como a de Pete Paulsen, responsável pela venda do primeiro computador dela e que rapidamente se tornou o primeiro gerente geral da FirstTech; e a do primeiro comprador do Apple II, também primeiro comprador do Lisa e do primeiro Macintosh — cliente da companhia até os dias atuais.

A empresa está realizando agora uma promoção de encerramento de atividades com descontos em todos os produtos. Se estiver na sua agenda uma ida a Minneapolis, não deixe de visitar a FirstTech e conhecer um pedacinho da história da Apple.

[via ifoAppleStore]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Infográfico interativo compara receitas/lucros da Apple com várias outras empresas de tecnologia

Próx. Post

↪ Infográfico: as cores mais utilizadas pelos principais aplicativos da App Store

Posts Relacionados