O melhor pedaço da Maçã.

Especificação da Apple permite que fones de ouvido se conectem a iGadgets através de cabos Lightning

Cabo/conector Lightning

Taí uma novidade que, agora, só interessa a fabricantes de fones/acessórios para iGadgets, mas que num futuro não muito distante beneficiará usuários do aparelhos equipados com o sistema operacional móvel da Apple.

Publicidade

Segundo o 9to5Mac, a Apple introduziu silenciosamente uma nova especificação no programa MFi (Made for iPod/iPhone/iPad), a qual permite que fones de ouvido se conectem a iDevices através do conector Lightning em vez do tradicional miniconector de 3,5mm.

Cabo/conector Lightning

Não se trata de uma troca — a Apple *não* deixará de incluir um miniconector desses em futuros iPods, iPhones e iPads —, mas sim uma alternativa que oferece ótimos diferenciais, como conectar um determinado fone (um futuro modelo da Beats, por exemplo) ao iPhone e abrir um app automaticamente (Beats Music).

Publicidade

Outra possibilidade muito interessante é a de aproveitar o conector Lightning para carregar o fone, “roubando” um pouco da bateria do iGadget mesmo se o aparelho estiver “dormindo” — eliminando a necessidade de o fone ter uma bateria interna, por exemplo. Ou vice-versa, ou seja, o próprio fone — por conta de uma bateria interna parruda — alimentar o iDevice.

Além disso, os fones que utilizarem essa especificação serão capazes de receber atualizações de firmware, poderão receber áudio digital estéreo a 48kHz e enviar audio digital mono a 48kHz (servindo como microfone) e continuarão podendo controlar o volume e a ordem de reprodução através de controles (como acontece hoje nos EarPods e em diversos outros fones).

Ninguém sabe quando veremos novos fones de ouvido por aí baseados nessa especificação Lightning, mas sem dúvida isso abre portas não só para termos fones capazes de reproduzir músicas em alta definição como também para interações bem bacanas entre acessórios e iGadgets.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Para desenvolvedores: iTunes Connect será totalmente redesenhado até o fim do ano

Próx. Post

↪ Ouça de graça na iTunes Store: “Whispers”, novo álbum de Passenger

Posts Relacionados