Plataforma de testes de apps beta da Apple (TestFlight) está agora online [atualizado]


Em fevereiro passado a Apple adquiriu a empresa responsável pelo TestFlight, plataforma de testes de apps. Na WWDC 2014, a Maçã afirmou que relançaria o TestFlight junto do iOS 8, dando a desenvolvedores a oportunidade/facilidade de disponibilizar versões dos seus apps para testes de uma forma bem mais integrada ao ecossistema Apple.

App TestFlight para iOS

Pois essa plataforma de testes está agora disponível! Quer dizer, em partes. Em primeiro lugar, o app ainda não está aparecendo no iTunes Preview, apenas na App Store (dentro do iTunes ou em iGadgets). Além disso, apesar de a Apple já ter liberado o aplicativo universal (ou seja, compatível com iPads e iPhones/iPods touch), desenvolvedores por enquanto não podem utilizar a plataforma em sua totalidade pois a empresa ainda precisa habilitar todos os recursos em seu portal — somente após isso todos poderão enviar seus aplicativos para serem testados.

Quando o serviço estiver totalmente operacional, desenvolvedores enviarão convites (via email) para que usuários tenham acesso a versões betas dos seus apps. Ao entrar no link, o usuário será convidado a baixar o aplicativo TestFlight e visualizará todos os apps beta em questão. Quando o desenvolvedor liberar uma nova versão do app, usuários receberão notificações informando que há uma nova compilação disponível. O processo de atualização desse binário será tão simples quanto atualizar um aplicativo pela App Store — só que, em vez de tudo acontecer pela loja de apps, acontecerá no próprio TestFlight.

Outra importante mudança na plataforma — do lado de desenvolvedores — é que, agora, basta ter o email do usuário para enviar o convite de testes. Antes, era preciso ter o UDID (unique device identifier, ou identificador único do dispositivo) para cadastrar o aparelho antes de enviar o convite.

Se você é desenvolvedor, não deixe de ler todas as informações sobre como utilizar o TestFlighthá também um documento [PDF] listando as perguntas e respostas mais frequentes sobre a plataforma.

Vale notar que, antes de ser adquirida pela Apple, o TestFlight também estava disponível para OS X. Agora, contudo, a Maçã confirmou no documento de Q&A que — ao menos por enquanto — a plataforma foi construída para funcionar apenas no iOS [8].

[via MacRumors]

Atualização · 09/09/2014 às 22:44

O app agora está disponível na loja brasileira.


Ícone do app TestFlight

TestFlight

de Apple

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 2.1.5 (28.5 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: