O melhor pedaço da Maçã.

Executivo brasileiro da Xiaomi responde comentário de Jony Ive sobre cópia de design

Hugo Barra

Na semana passada nós destacamos uma entrevista na qual Jony Ive (chefão de design da Apple) falou sobre muitas coisas, entre elas, de empresas como a Xiaomi que copiam designs de produtos — e softwares — da Maçã.

Publicidade

Eis o que Ive disse:

O que você acha da Xiaomi, a empresa chinesa muitas vezes criticada por copiar designs da Apple?

Há um perigo… eu não vejo isso como um elogio. Vejo como roubo [falando sobre a cópia de designs em geral]. Quando você está fazendo algo pela primeira vez e você não sabe que isso vai dar certo. Eu tenho que ser honesto, a última coisa que eu acho que é “Oh, isso é lisonjeiro. Todos aqueles fins de semana que eu poderia ter ficado em casa com a minha família… eu acho que é roubo e preguiçoso. Eu não acho que isso seja OK, não mesmo.”

Hugo Barra

Em uma entrevista para o Economic Times, o brasileiro Hugo Barra (ex-Google e agora vice-presidente de mercados internacionais da Xiaomi) respondeu.

Publicidade

Confira:

Em uma pergunta sobre a Xiaomi, Jony Ive, chefe de design da Apple, disse: “Eu não vejo isso como um elogio. Vejo como roubo.” Qual a sua opinião sobre isso?

Eu preciso ver o contexto do comentário para responder, mas acho que há um foco desnecessariamente forte em nós [Xiaomi]. Se você faz um comentário sobre o chanfro no Mi 4, motivo de toda essa controvérsia, é a mesma coisa. Se você olhar para o iPhone 6, ele utiliza uma linguagem de design que já está aí há um tempo. O iPhone 6 está usando uma linguagem de design que a HTC usa há cinco anos. Você não pode reivindicar a propriedade plena de qualquer tipo de linguagem de design em nossa indústria.

Mais importante ainda, os designers têm que ser apaixonados, têm que ser emocionais, pois é de onde a criatividade vem. Eu esperaria um Jony ainda mais agressivo do que ele foi quando respondeu a esta pergunta. O Jony é uma das pessoas mais elegantes na indústria. Eu aposto qualquer coisa que ele não disse a palavra “Xiaomi” em sua resposta. Ele está falando em geral sobre como ele se sente, que é o que eu esperaria de qualquer designer de classe mundial.

E aí, quem está com a razão?

[via Daring Fireball, BGR]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: TextGrabber + Translator, iShows, Type:Rider e mais!

Próx. Post

↪ Site afirma que não veremos a chegada de MacBooks Air com tela Retina no evento da Apple

Posts Relacionados