Além de premiar a campanha publicitária “Get a Mac” como a melhor dos últimos dez anos, a AdweekMedia concedeu à Apple outros prêmios ligados aos setores de publicidade e propaganda. No total foram seis categorias, que destacam outros elementos importantes na atual estrutura da empresa.
Mesmo sem participar integralmente do desempenho da Apple em 2009, Steve Jobs foi eleito como o “Marketeiro da década”, sendo destacado pelo fato de ter salvo a Apple dos problemas que passava no final dos anos 1990 e ter atuado em quase todos os lançamentos públicos de produtos após esse período. A AdweekMedia também ressaltou a sua colaboração com a agência de publicidade da Maçã, especialmente na criação da campanha “Think Different”.
Centralizar Jobs como o principal meio de promoção da empresa também deu para a Apple o prêmio de “Marca da década”, título esse que também foi concedido devido a outros aspectos, como o fato de sempre manter uma ligação emocional com os usuários e trabalhar no aprimoramento dos seus produtos. Falando em produtos, também merece destaque a escolha do iPod como o “Produto da década”, por ter contribuído bastante na propagação da música digital pelo mundo, bem como no sucesso da iTunes Store.
Além do prêmio concedido com a “Get a Mac”, a Apple também foi destaque dois prêmios graças às suas campanhas publicitárias: a “Silhouettes”, criada para promover o iPod nas ruas, foi eleita como a “Propaganda de rua da década”, por conseguir defini-lo para as pessoas sem colocá-lo como o foco dos anúncios publicitários — algo considerado “quase impossível” nesse mercado. Além disso, a parceria da Apple com a Nike para a campanha “Nike+” recebeu o prêmio de “Campanha digital da década”, por conseguir construir uma plataforma auto-suficiente através de uma simples marca popular.
[via MacRumors]