O melhor pedaço da Maçã.

Appreendedor: aterrissamos no Vale do Silício (parte 3)

Appreendedor

Após quase um mês de férias sem artigos da série Appreendedor publicados semanalmente no MacMagazine, estou retomando as atividades com uma excelente surpresa para você, leitor!

Publicidade

Neste período que estive off, aproveitei para retomar alguns projetos que estavam de certa forma parados. Lembra da pesquisa realizada aqui no site, em junho deste ano? Uma das perguntas que fizemos foi: “Você gostaria de ver a série se tornar um livro?” 53,8% responderam que sim; 8,1% não; e 38,1% disseram talvez.

Pois bem, atendendo a pedidos da grande maioria dos leitores, tenho o prazer de anunciar o lançamento do livro Appreendedor. Com a sua ajuda — muito em breve —, o livro estará disponível tanto na versão digital quanto impressa e entregue na sua residência. Outra informação: durante a campanha de apoio à pré-venda do livro, que vai até 10 de janeiro de 2015, a série Appreendedor passa a ser publicada semanalmente às sextas-feiras, tanto no MacMagazine quanto no Startupi.

·   ·   ·

Publicidade

Abaixo, a continuidade do artigo “Aterrissamos no Vale do Silício” (dividido em cinco partes), um relato de toda a experiência vivenciada pelos alunos no curso de imersão Appreendedor que aconteceu entre 19 e 31 de outubro, na região de San Francisco (na Califórnia).

Dia 22/10 – quarta-feira

Embora os alunos tivessem curso de inglês todos os dias pelas manhãs, neste dia incluímos uma programação surpresa e especial. Acordamos bem cedo, tomamos café no refeitório da universidade e partimos para San Francisco a fim de participar da primeira conferência para desenvolvedores promovida pelo Twitter.

Appreendedor

Na ocasião encontramos um amigo brasileiro (o Luis Cipriani) que trabalha como engenheiro e evangelista há quase dois anos no Twitter. Muito animado com os novos lançamentos da empresa, Cipriani comentou: “Para a empresa é um passo importante pois todos veem o Twitter e os produtos da plataforma sempre focados na rede social, agora a empresa começou a lançar uma série de produtos voltados para o desenvolvimento de apps de qualidade, apoiando o desenvolvedor com ferramentas para a construção e o crescimento do seu projeto.”

Publicidade

Para nós, que estivemos presentes, foi um prazer enorme vivenciar toda a experiência proporcionada pelo Twitter. Embora fosse o seu primeiro evento do gênero, não ficou atrás se comparado aos grandes eventos como a WWDC e o Google I/O. O evento teve uma programação que se estendeu ao longo do dia e terminou com um super happy hour para os participantes, com direito a uma segunda festa após — esta restrita aos funcionários. Caso queira, confira aqui os detalhes mais técnicos do evento.

Dia 23/10 – quinta-feira

Neste dia os alunos retomaram as atividades de inglês promovida pela universidade e iniciaram a tarde vivenciando uma experiência um tanto quanto inusitada para o que estavam acostumados durante o curso. Assim que terminaram a aula de inglês, demos apenas 30 minutos para se arrumarem, comerem algum lanche rápido e estarem prontos; de novo, seguimos rumo a San Francisco.

Publicidade

O fato é que tínhamos uma reunião agendada estrategicamente após o almoço e precisávamos de no mínimo uma hora para o deslocamento até o local. Para quem estava vivendo uma vida confortável, retomamos a agitação e a correria de reuniões típicas do dia-a-dia de empreendedores.

Appreendedor

A primeira visita agendada foi na Apex-Brasil (agência brasileira de promoção de exportações e investimentos), uma empresa que inicialmente surgiu como um braço do Sebrae e que hoje participa de ações pontuais do governo brasileiro, apoiando negociações comerciais entre empresas brasileiras e de outros países.

Com uma recepção “abrasileirada” promovida pela querida Fernanda Baker (gerente local do escritório da Apex em San Francisco), preparamos um café na cozinha do escritório da RocketSpace, considerado o maior espaço de coworking especializado em empresas de tecnologia que estão no Vale. Em seguida, fomos discutir — com o apoio e a participação da Fernanda — sobre oportunidades e negócios de forma pontual a respeito de cada projeto em desenvolvimento pelos alunos durante o curso de imersão.

Appreendedor

Para finalizar o dia, fomos até um dos principais escritórios do Google na cidade de San Francisco. Lá, tomamos algumas cervejas enquanto apreciávamos a belíssima vista da Bay Bridge e “brincávamos” com o Google Glass. Sobre os óculos, duas funções me chamaram a atenção; a primeira é a possibilidade de traçar rotas a partir do comando de voz, o que facilita muito para quem está dirigindo; a segunda é a possibilidade de traduzir imagens que estão sendo capturadas por ele de forma instantânea.

O que impressiona é a capacidade do software em substituir a letra/fonte do que está sendo traduzido — confira uma demonstração:

YouTube video

Embora legal, acredito que ainda não justifica o custo de US$1.500 com relação aos benefícios.

·   ·   ·

No próximo artigo falaremos sobre as aulas do curso de imersão e as visitas ao YouNoodle e ao Moovweb.

E, para fechar, um pequeno brinde: todos os novos usuários que curtirem a página do Appreendedor no Facebook até o final do dia de amanhã (13/12) e que residirem no Brasil concorrerão a 10 adesivos (stickers) exclusivos do Twitter! O sorteio será realizado na segunda-feira (15/12) e os vencedores, anunciados na própria página do Facebook. A entrega será feita via Correios, sem nenhum custo para o ganhador. Participe! 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

David Fincher e Walter Isaacson adoraram o roteiro do filme de Steve Jobs

Próx. Post

Confira estes tópicos do nosso Fórum: troca de iPhone, segurança no OS X, resolução do Netflix e mais!

Posts Relacionados