O melhor pedaço da Maçã.

Loja da Apple na Turquia ganha dois prêmios por conta da sua belíssima estrutura

Apple Store, Zorlu Center

Que as lojas da Apple são lindas, isso todos nós já sabemos. Até as localizadas em shoppings são diferenciadas com seus painéis de vidros enormes — a Apple Retail Store do VillageMall está aí para não me deixar mentir.

Publicidade

Apple Store, Zorlu Center

Mas é inegável que as lojas de rua da Maçã têm um charme todo especial. E para provar que essa não é uma opinião apenas nossa, uma das últimas inauguradas pela Apple (na Turquia) ganhou os prêmios de Excelência em Engenharia Estrutural e de Estrutura Comercial ou de Varejo.

Apple Store, Zorlu Center

Esta mais recente iteração de um projeto com estrutura de vidro fornece a forma mais pura possível dentro dos limites de fabricação atuais do material. Painéis de vidros únicos limpos, com nenhuma conexão para distrair o olho, 10m de comprimento por 3m de altura em quatro lados, fornecendo uma forma estrutural eficiente, capaz de resistir a cargas sísmicas e proporcionando total transparência e pureza arquitetônica. O telhado ultra-fino e leve, feito de painéis de CFRP (carbon fibre reinforced plastic, ou fibra de carbono plástico reforçado) perfeitamente encaixado no local, oferece um intradorso uniforme completamente liso e, ao mesmo tempo, melhora o desempenho sísmico de toda a estrutura. Em um projeto tão minimalista no qual os detalhes requerem atenção particular, o resultado é uma ausência total de fixações, com os cinco painéis fixados juntos apenas com silicone estrutural.

Apple Store, Zorlu Center

Os juízes acharam que a loja da Maçã é um exemplo supremo de colaboração entre o engenheiro e o construtor, ao conseguir uma excelente estrutura de arquitetura minimalista. O uso de painéis individuais de vidro temperado laminado para suportar um ultra-fino telhado feito de CFRP, leve, sem fixações (apenas com silicone estrutural), leva a tecnologia de vidro estrutural a uma nova dimensão. De acordo com eles, “um projeto no qual apenas a excelência em engenharia e atenção aos detalhes pode produzir um resultado de tal simplicidade e pureza de expressão.”

Publicidade

Parabéns à Maçã e, é claro, ao designer estrutural (Eckersley O’Callaghan) e aos engenheiros/arquitetos (Foster + Partners) responsáveis pela Apple Store – Zorlu Center.

Publicidade

·   ·   ·

E por falar em design único, veja que interessante esse detalhe da Apple Store – New Haven, destacado pelo ifoAppleStore:

This is on the side of the #AppleStore, #NewHaven. #Yale

Uma foto publicada por @hrsch (@hrsch) em

Publicidade

Esses brasões (no total são 12) estão fixados na parede lateral exterior da loja e representam as residências oficiais da Universidade de Yale, que detém a propriedade onde a loja se encontra.

É bem verdade que outras lojas também contam com particularidades interessantes — como a Apple Store – Ópera (em Paris, na França), que no andar de baixo tem um cofre enorme o qual foi mantido pela empresa e transformado numa área para venda de acessórios. Mas nenhuma outra loja da Maçã tem algo assim, anexado, representando uma outra empresa ou instituição.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple ocupa a 22ª posição em ranking dos 50 melhores lugares para se trabalhar

Próx. Post

Screeny é um novo app que escaneia e limpa todas as screenshots do seu iPhone

Posts Relacionados