O melhor pedaço da Maçã.

Swift está cada vez mais popular entre desenvolvedores e deverá entrar no “Top 20” em breve

Ranking de linguagens da RedMont - Q1 2015

Alguns desenvolvedores, leitores do MacMagazine, já devem ter ouvido falar do ranking de programação da RedMonk. Não? Aqui vai uma breve explicação do que se trata:

Publicidade

Tendo passado dois trimestres desde a nossa última checagem, é hora de atualizar nossos rankings de linguagem de programação. Desde quando Drew Conway e John Myles White realizaram originalmente essa análise, no final de 2010, temos comparado regularmente o desempenho relativo de linguagens de programação no GitHub e no Stack Overflow.

A ideia não é oferecer uma representação estatisticamente válida de uso corrente, mas sim correlacionar discussão sobre linguagens (Stack Overflow) e uso (GitHub) num esforço para extrair insights sobre potenciais tendências de adoção no futuro.

Pois bem, eles acabaram de atualizar os dados desse ranking, o qual trouxe uma surpresa interessante para desenvolvedores de aplicativos para iOS e OS X: o rápido crescimento da linguagem Swift.

Ranking de linguagens da RedMont - Q1 2015

Eis o que eles dizem sobre isso (grifo nosso):

Publicidade

Como foi dito durante os rankings do terceiro trimestre [de 2014], que marcaram a sua estreia, “a Swift é uma linguagem que vai ser muito popular, e muito em breve.” Mesmo assim, o crescimento que a Swift experimentou é essencialmente sem precedentes na história desses rankings. Quando vemos um crescimento dramático de uma linguagem, normalmente ela salta algo entre 5 e 10 posições, e quanto mais próximo a linguagem chega ao Top 20 ou avança dentro dele, mais difícil se torna esse crescimento.

Mesmo assim, a Swift passou da 68ª posição durante o terceiro trimestre de 2014 para o número 22 neste trimestre, um salto de 46 posições. Da sua posição inicial no fim do ranking, a Swift agora está apenas uma posição atrás do Coffeescript e à frente da Lua. Como a tendência indica, o crescimento da Swift é mais óbvio no Stack Overflow do que no GitHub, onde os repositórios mais ativos são educacionais ou de infraestrutura, mas mesmo assim o crescimento é incrível. Com base nisso, parece razoável esperar que no ranking do terceiro trimestre deste ano nós veremos a Swift dentro do Top 20.

Crescimento simplesmente incrível.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Designers criam os melhores conceitos de apps para o Apple Watch que já vimos — até agora

Próx. Post

Opinião: quando o “simplesmente funciona” acusa a sua idade

Posts Relacionados