Sabemos que o mercado brasileiro é importante para a Apple. Isso não quer dizer, porém, que a empresa tenha um desempenho espetacular por aqui. Se fizermos um comparativo entre preços dos produtos e salário mínimo, vemos que aqui no Brasil tudo é proporcional/absurdamente mais caro do que em praticamente todos os países onde a Apple tem operações. Não é à toa que, aqui, o iOS briga na verdade com o Windows Phone — o Android domina amplamente o mercado com muita, mas muita folga.
Fabricante | Unidades vendidas (2013) | Unidades vendidas (2014) | Variação |
---|---|---|---|
Samsung | 26,6 milhões | 22 milhões | -17% |
LG | 12,4 milhões | 13,6 milhões | 10% |
Nokia | 12,2 milhões | 6,7 milhões | -45% |
Motorola | 5,8 milhões | 4,1 milhões | -28% |
Apple | 2,0 milhões | 2,9 milhões | 41% |
Microsoft | — | 2,3 milhões | N/D |
ZTE | 5,3 milhões | 1,9 milhão | -63% |
Huawei | 1,6 milhão | 1,9 milhão | 15% |
Lenovo | 515 mil | 793 mil | 54% |
TCL | 89 mil | 732 mil | 722% |
Sony | 861 mil | 675 mil | -22% |
ASUS | — | 176 mil | N/D |
BlackBerry | 552 mil | 96 mil | -83% |
HTC | 10 mil | — | N/D |
Pantech | 1 mil | — | N/D |
Outros | 3,4 milhões | 5,1 milhões | 53% |
Só que, mesmo com os preços bastante elevados, a Maçã está com um desempenho invejável. De acordo com a Gartner, o mercado brasileiro de celulares encolheu 11% em 2014. Apesar disso, as vendas de iPhones tiveram uma alta de 41% (no total foram vendidos 2,9 milhões de aparelhos).
O desempenho fez a Apple alcançar 5% de market share (isso englobando qualquer aparelho, tanto smartphones quanto celulares mais básicos). Comparativamente, ela foi a fabricante que mais cresceu no Brasil — a LG foi a segunda, com 10% de crescimento, resultando em 22% de participação de mercado.
A Samsung, líder isolada por aqui, teve uma queda acentuada de 17% nas vendas. Assim, sua participação foi de 37% para 35%. Mesmo assim, ela vendeu praticamente o dobro da LG (22 contra 13,6 milhões). Já a Nokia teve uma queda bem grande (-45%). Mas como atualmente ela e Microsoft são uma coisa só, se juntarmos os números das duas o resultado negativo foi minimizado — ainda que bem abaixo do desempenho de 2013.
Fabricante | Part. de mercado (2013) | Part. de mercado (2014) | Variação (p. percentuais) |
---|---|---|---|
Samsung | 37% | 35% | -2pp |
LG | 17% | 22% | 5pp |
Nokia | 17% | 11% | -6pp |
Motorola | 8% | 7% | -1pp |
Apple | 3% | 5% | 2pp |
Microsoft | — | 4% | N/D |
ZTE | 7% | 3% | -4pp |
Huawei | 2% | 3% | 1pp |
Lenovo | 1% | 1% | — |
TCL | 0% | 1% | 1pp |
Sony | 1% | 1% | — |
ASUS | — | 0% | N/D |
BlackBerry | 1% | 0% | -1pp |
HTC | 0% | — | N/D |
Pantech | 0% | — | N/D |
Sempre que falamos sobre o assunto “preço de iPhones” aqui no MacMagazine, muita gente destaca o bom trabalho que a Motorola faz. Além de ter smartphones bem interessantes, a fabricante consegue vendê-los por preços competitivos. Mesmo com uma oferta maior de aparelhos com preços mais competitivos, a empresa teve uma queda de 28% (4,1 milhões de unidades vendidas).
O destaque negativo vai, sem dúvida, para a BlackBerry. A canadense teve uma queda de incríveis 83%, fechando o ano de 2014 com apenas 96 mil aparelhos vendidos em território nacional.
[via INFO]