Um relato inicial sobre o Genius Bar da Apple Store – Morumbi

por Leonardo Copello [@LeoCopello]

Uma das principais diferenças das Apple Retail Stores é a qualidade de atendimento e serviço — principalmente do Genius Bar, destinado ao suporte técnico de produtos Apple. Mas como será que está funcionando o Genius Bar da Apple Store – Morumbi, logo após a sua inauguração?

Eu experimentei a coisa na prática.

O problema

Há algumas semanas, o controle remoto da minha Apple TV começou a apresentar problemas. Alguns botões funcionavam de forma intermitente, até que se tornou impossível utilizar o aparelho.

Apple TV e Remote

Para garantir que estava mesmo com defeito, resolvi trocar a bateria e fazer alguns testes. Conclusão: o Remote ia mesmo precisar da assistência técnica.

Entrei em contato com o serviço AppleCare no Brasil1 para tentar resolver a questão. Inicialmente fui direcionado a procurar uma das autorizadas na minha cidade. Contatei três delas, e o prazo médio dado para solução foi entre 7 e 10 dias. Nada mal, mas acostumado com o serviço Genius Bar oferecido fora do Brasil, parecia uma eternidade.

A solução

Não queria ficar tantos dias sem a Apple TV e, como a inauguração da Apple Store no MorumbiShopping estava próxima, preferi aguardar e agendar o serviço de Genius Bar na primeira loja oficial da Maçã em São Paulo.

Agendar não tem sido fácil! Fiz tentativas por vários dias em diversos horários e, mesmo assim, não consegui fazer uma reserva.

Durante a minha visita no dia da inauguração, conversei com um especialista e fui orientado a voltar à loja durante a semana para tentar o atendimento por ordem de chegada (walk-in). Este tipo de agendamento, que não é comum — principalmente em lojas bem movimentadas —, é possível quando há uma desistência ou surge uma nova vaga no decorrer do dia.

Cheguei à loja disposto a esperar e contando com a sorte. Fiquei durante quase 30 minutos aguardando, até que surgiu uma vaga para algumas horas mais tarde.

Nesse intervalo aproveitei para experimentar o novo MacBook Pro com o trackpad Force Touch, que é absolutamente incrível, e também o iMac com tela Retina 5K — atenção: não faça isso, você não vai mais querer voltar para o iMac antigo. 😛

Atendimento

Enfim, chegou a hora do atendimento. Fui colocado em uma das mesas ao fundo da loja e recebido por dois Genius. Eles fizeram alguns testes e em poucos minutos já estava com o problema resolvido.

O Remote foi substituído por um novo, simples assim!

“Ficou satisfeito com o atendimento?”

Apesar de a loja estar sempre lotada e com apenas alguns dias de inaugurada, os empregados fizeram um trabalho espetacular.

Fica então o meu agradecimento à equipe da Apple Store – Morumbi, que se dedicou a resolver rapidamente o meu problema. Mais uma vez, a Apple mostra um diferencial no atendimento ao consumidor.

Agora, espero que as “copycats” copiem isso também! 😉

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