O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft lança ferramentas que facilitam portar apps de iOS para o Windows 10

Windows 10

Em sua conferência de desenvolvedores Build 2015, realizada hoje, a Microsoft anunciou novas ferramentas que facilitarão o trabalho de portar apps do iOS (e do Android) para o Windows 10. Ora, ela sabe bem qual é o seu calcanhar de Aquiles…

Publicidade

No caso de apps para iOS, desenvolvedores poderão aproveitar boa parte do código original em Objective-C (ou seja, Swift não entra no bolo — ao menos por ora) usando as novas ferramentas e adaptá-los para que rodem nativamente no sistema operacional da Microsoft. No Android, as linguagens são Java e C++.

Segundo a gigante de Redmond, estarão inclusas no pacote inclusive diversas APIs para simular/reproduzir funções específicas de cada plataforma — mas devem haver certos limites nisso, já que várias delas são fechadas/proprietárias.

É curioso como os papéis se inverteram: há anos, a Apple usou a mudança da arquitetura de Macs (PowerPC para Intel) para promover a “novidade” de que usuários poderiam rodar o Windows junto do OS X. O cenário atual no mundo mobile não é muito diferente, só que com a Microsoft bem atrás de ambas Apple e Google.

Publicidade

Certamente muitos desenvolvedores hoje em dia deixam de trabalhar em apps para o Windows Phone pelo trabalho extra e investimento que deve ser feito para manter um código atualizado em múltiplas plataformas. Se os novos SDKs (software development kits) da Microsoft realmente facilitarem isso tudo, ótimo para todos.

[via The Verge]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Falha no app para iPad utilizado por pilotos da American Airlines atrasou diversos voos da companhia

Próx. Post

Taptic Engine defeituoso é apontado como culpado dos estoques limitados de Apple Watches

Posts Relacionados