O melhor pedaço da Maçã.

Processador S1, do Apple Watch, conta com 512MB de RAM e mais de 10 componentes

Processador S1, do Apple Watch

A iFixit nos mostrou todas as entranhas do Apple Watch. Contudo, uma parte importantíssima do produto (podemos dizer que seria o coração dele) permaneceu praticamente intocada: o S1.

Publicidade

Eis a descrição da Apple para essa pecinha de tecnologia.

A arquitetura de um computador dentro de um chip.

Dos maiores desafios nascem as soluções mais interessantes e criativas. Um ótimo exemplo é o chip criado especialmente para o Apple Watch. Nenhuma arquitetura de computação tradicional caberia em um espaço tão limitado. Assim, conseguimos integrar vários subsistemas em um módulo compacto que depois é coberto por resina para proteger a parte eletrônica contra os demais elementos, o impacto e o uso. Configurar um sistema inteiro em um único chip é uma inovação e também uma obra de arte em engenharia e miniaturização.

Pois a ABI Research destrinchou o S1 e identificou para nós todos os componentes internos do processador.

Processador S1, do Apple Watch

A coisa é espantosa pela quantidade de componentes que a Maçã colocou ali dentro. Além do processador, é claro, temos um chip da Broadcom (BCM43342), um controlador NFC (near field communication, ou comunicação por campo de proximidade) da NXP, um booster de conectividade NFC (espécie de amplificador) da AMS, receptor para recarregamento sem fio (da IDT), a RAM (da Elpida), memória flash (da SanDisk/Toshiba), sensores (da STM) e algumas soluções capacitivas para a tela sensível ao toque do relógio (da ADI). Resumindo: é muita coisa para um pedacinho de metal tão pequeno!

Mas a curiosidade mesmo fica por conta dos 512MB de RAM que o relógio tem (metade do que o iPhone 6/6 Plus possui; equivalente ao iPhone 4) e os 8GB de armazenamento interno (os quais não são totalmente acessíveis para usuários).

Publicidade

Outra curiosidade relevante relacionada ao S1 tem a ver com o acelerômetro/giroscópio — esta descoberta pela Chipworks.

Processador S1, do Apple Watch

De acordo com eles, esse chip marca a primeira vez que a Apple conseguiu implementar tais sensores (de seis eixos) diretamente no chip — o iPhone 6, por exemplo, conta com um acelerômetro externo.

Publicidade

Incrível como, em um design ainda mais compacto, a Apple conseguiu empacotar tudo junto!

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Firma estima custo de fabricação do Apple Watch Sport de 38mm em US$83,70

Próx. Post

Apple começa a testar nova ferramenta de análise de dados de apps para desenvolvedores [atualizado]

Posts Relacionados