O melhor pedaço da Maçã.

Anunciado na WWDC 2014, HomeKit deverá ser lançado apenas em agosto/setembro [atualizado: negado!]

HomeKit logoLembra do HomeKit? Pois é, até hoje essa solução de automação residencial da Apple ainda não chegou ao mercado. Ela foi anunciada na WWDC 2014 e, apesar de a empresa não ter comentado nenhuma data específica para o lançamento dela, algumas companhias parceiras da Apple comentaram na CES 2015 que o HomeKit poderia chegar por agora (abril/maio/junho).

Publicidade

Fontes da Fotune, porém, informaram que a solução só será lançada mesmo em agosto ou setembro por conta da dificuldade em tornar isso tudo real. Aparentemente, engenheiros e programadores da Apple achavam que “seria algo fácil” criar o código para que esse produtos domésticos se conectem e funcionem de forma satisfatória. Mas a realidade se mostrou bem mais complicada, exigindo uma base de código muito grande ao ponto de a memória e as baterias desses dispositivos menores não aguentarem o tranco. Assim, a Apple está tentando diminuir ao máximo esse código.

Pouco sabemos sobre o HomeKit. No site da Apple, por exemplo, não há nenhuma página “comercial”, focada nos benefícios dele para usuários domésticos — há apenas informações técnicas sobre a solução na área destinada a desenvolvedores. Mas a ideia por trás disso é que uma pessoa possa realmente automatizar tarefas domésticas. Exemplo: ao sair de casa, você poderia, através de um app para iPhone ou Apple Watch, enviar um comando para que todas as luzes da casa fossem desligadas, a porta trancada, a garagem fechada, etc. Tudo isso bem simples e fácil de configurar.

Uma das especulações sobre o HomeKit gira em torno da suposta nova Apple TV, que poderia desempenhar um papel fundamental (uma espécie de “hub”) para que todos esses dispositivos domésticos — lâmpadas, fechaduras, ar-condicionado e tudo mais — conversem numa boa. Até por isso, mesmo que o HomeKit ainda demore um pouco para ser lançado, há a possibilidade de a Apple comentar um pouco o assunto na apresentação inicial da WWDC 2015 (no dia 8 de junho).

Atualização · 14/05/2015 às 17:48

A Apple negou que os planos para o HomeKit estejam atrasados e informou que os primeiros produtos preparados para a solução chegarão ao mercado em junho. Através da porta-voz Trudy Muller, a empresa disse que a certificação para hardwares compatíveis com o HomeKit está disponível há alguns meses e que os seus parceiros já estão com diversos produtos preparados para serem lançados.

Publicidade

Para mim, é quase certo que esse será um dos temas abordados na keynote do dia 8/6.

[via WSJ]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

AssistiveTouch: será que ainda é preciso usar esse recurso para evitar quebrar o botão de Início?

Próx. Post

Quetzalcoatl é o app grátis da semana oferecido pela Apple, baixe agora!

Posts Relacionados