O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: rotas de transporte público seriam uma das novidades dos mapas do iOS 9 [atualizado]

Quando a Apple abandonou o Google Maps em prol da sua solução de mapas in house no iOS, ela deixou um dos recursos dele a cargo de apps de terceiros: rotas de transporte público.

Publicidade

No ano passado havia indícios de que ela implementaria isso no iOS 8, mas como sabemos a coisa não foi para frente. Pois agora, com o iOS 9 se aproximando, o 9to5Mac acredita que a Apple finalmente irá virar a chave.

Rotas de transporte público no iOS 9

Com essa novidade, usuários do Apple Maps poderão obter rotas de transporte público (ônibus, metrô ou trem) diretamente pela interface do aplicativo. A screenshot acima não é de uma versão “vazada” do iOS 9 ou algo do tipo, mas segundo fontes representa bem como o recurso deverá funcionar na prática.

Publicidade

Isso tudo certamente será bem-vindo, contanto que não fique restrito a alguns poucos lugares — ou muito menos só aos Estados Unidos. Já passou da hora de a Apple reconhecer que é uma empresa global e trabalhar duro para liberar novidades dessa natureza realmente para todo mundo.

Mapas indoor

Outra possível novidade citada pelo 9to5Mac é a implementação de mapas indoor, outro recurso que o Google já oferece no seus Maps.

A ideia é oferecer navegação mesmo em ambientes fechados, como shoppings, e a Apple de fato já adquiriu algumas empresas — como HopStop e Embark — para ajudá-la num projeto desse tipo.

Publicidade

Em uma nota relacionada, há poucos dias Apple e TomTom renovaram o seu contrato de parceria.

Atualização · 26/05/2015 às 17:03

Em um novo artigo sobre o rumor publicado agora há pouco, o 9to5Mac joga um grande balde de água fria em quem esperava — como nós — que o alcance dessa novidade seria grande num primeiro momento.

Publicidade

Segundo eles, as rotas de transporte público chegarão ao iOS 9 suportando apenas San Francisco e Nova York nos Estados Unidos, Toronto (Canadá), três cidades — Londres, Paris e Berlim — na Europa e algumas na China através da parceira AutoNavi. Outras “prioritárias” que já estariam nos planos incluem Boston, Massachusetts e Tóquio.

Ou seja, más notícias para grande parte do mundo. O único porém é que a Apple teria desenvolvido um sistema para ir habilitando suporte a novas cidades pelo ar, sem a necessidade de atualizar o iOS em si. Além disso, ela irá notificar usuários quando o recurso estiver disponível em suas regiões.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Analista acredita em novos iPhones sendo anunciados em agosto; e esse “iPhone 6c”, Apple? :-P [atualizado 2x]

Próx. Post

Magnetized é o app grátis da semana oferecido pela Apple, baixe agora!

Posts Relacionados