O melhor pedaço da Maçã.

WWDC 2015: iOS 9 será focado em melhorias gerais, segurança e “inteligência”

Após revelar a próxima versão do OS X, a Apple anunciou hoje a próxima versão do seu sistema operacional móvel. O iOS 9 promete diversas melhorias gerais, modernização das suas tecnologias internas (chamadas pela Apple de “Foundation”) e avanços em segurança.

Publicidade

No entanto, o que realmente chamou a atenção na apresentação é o que a Apple chamou de Inteligência (“Intelligence”). São diversas novidades contextuais em torno da Siri integradas em aplicativos (tanto nativos, quanto de terceiros), agora acessíveis por meio do novo Assistente Proativo (“Proactive Assistant”).

iOS 9

Apesar disso, a busca global permanece disponível, porém de volta ao local no qual esteve do iOS 3 ao 6: à esquerda da primeira tela de início. A interface também foi redesenhada, combinando o seu estilo apresentado no Apple Watch com novas funções contextuais obtidas a partir dos seus aplicativos, além das funções rápidas de acesso a contatos, disponíveis desde o iOS 8.

Publicidade

Na busca, usuários podem fazer diversas atividades, como conversões e consultas na internet. Também será possível buscar por toda a coleção de fotos no iCloud com base em datas e locais, via Siri.

O Assistente Proativo foi apresentado no palco e apresenta ser bastante flexível. Ele capaz de compreender o uso diário dos seus dispositivos, sugerindo apps para uso dependendo do dia e horário que você mais os consulta.

iOS 9

Também estarão disponíveis ao redor de todo o sistema diversas opções de sugestões, com base nos contatos mais usados em emails e conversas e locais frequentes, por exemplo. Todas estas novidades são baseadas em algoritmos de inteligência baseados primariamente no próprio iOS sem coleta de dados capazes de identificar e monitorar usuários, e todas essas funcionalidades podem ser controladas ou desativadas de acordo com as necessidades e opções de cada um.

Notas

iOS 9

Aplicativos nativos ganharam novas capacidades. O Notas, por exemplo, agora suporta listas de tarefas, fotos, links interativos para sites ou mapas e desenhos feitos via gestos. O suporte a anexos trouxe ao aplicativo uma visão dedicada a exibir exclusivamente notas com conteúdo rico.

Mapas com opções de transporte público

iOS 9

O Mapas agora oferece uma visão com todas as opções de transporte público disponíveis nas cidades. Dez cidades farão parte do lançamento inicial nos Estados Unidos e na Europa, e Apple adicionará ainda outras 300 cidades da China até o lançamento.

Publicidade

Nos Estados Unidos, a Apple trabalhou com agências mapeando não apenas as linhas de transporte, mas também as estações, visando oferecer detalhes nas rotas para pedestres. Além disso, os usuários possuem mais opções para buscas.

As novidades do Mapas também estarão no OS X El Capitan.

Notícias

iOS 9

No iOS 9, a Apple também está adicionando um novo aplicativo de Notícias. Trata-se de uma seleção curada de canais de notícias, baseadas nos seus interesses, combinando uma interface interativa criada pela Apple com o conteúdo editorial de milhares de agências.

Além de canais, os usuários também podem fazer buscas por assuntos, contendo com as funções de Inteligência do iOS 9 para mapear seus interesses localmente. Os editores podem criar galerias de fotos, vídeos e infográficos com animações.

Diversos canais populares são os parceiros de lançamento da Apple, incluindo The New York Times, Condé Nast (e suas principais revistas, como a WIRED) e ESPN.

iPad

iOS 9
Novo teclado QuickType também possui uma barra dedicada a atalhos no iPad

Recursos mais específicos foram demonstrados para o iOS 9 visando melhorar a experiência de trabalho com iPads. O teclado QuickType, padrão da Apple, pode ser usado via gestos de dois dedos como um trackpad para seleção de texto. A Apple também adicionou melhor suporte a teclados externos, que agora podem trabalhar com atalhos — incluindo uma versão do tradicional Command + Tab, para mudar rapidamente entre apps.

iOS 9

Falando em multitarefa, a Apple redesenhou a interface de acesso aos aplicativos em execução e adicionou ao iOS a possibilidade de rodar múltiplos apps na tela. Eles podem operar como auxiliares usando o espaço de uma barra lateral, ou dividir a tela pela metade, de acordo com as necessidades dos usuários.

Desenvolvedores que adotaram Auto Layout e outras funções de interface para suporte ao iPhone 6/6 Plus não terão trabalho em oferecer suporte a este novo modelo de multitarefa. Há novas funcionalidades, é claro, como suporte a vídeo sobre outros apps (Picture-in-Picture, ou PiP) — inclusive chamadas do FaceTime.

Melhorias internas

iOS 9

No iOS 9, a Apple realizou diversas otimizações em gráficos e abertura de aplicativos. O sistema também consumirá menos energia, e oferecerá um modo de economia para aumentar a duração da bateria em até uma hora, no hardware atual.

O sistema também fará uso de autenticação em dois fatores em todos os serviços, não apenas no iCloud.

Foram realizadas diversas melhorias nas interfaces de desenvolvimento para jogos, incluindo o novo ReplayKit, para automatizar a geração de clipes de jogos em vídeo. Foram adicionadas novas métricas para medição de saúde, suporte a novos sensores em aplicativos para casa e também melhorias no CarPlay, permitindo que usuários possam usar seus iPhones em carros sem precisar conectá-los via cabo ao console.

O iOS 9 está disponível em beta para desenvolvedores hoje, com uma versão beta pública chegando no mês que vem. Todos receberão a versão final gratuitamente no quarto trimestre deste ano e ele será compatível com todos os iGadgets que já rodavam o iOS 8.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC 2015: Apple Pay chegará ao Reino Unido em julho

Próx. Post

WWDC 2015: Apple anuncia Swift 2, abrindo o código da sua linguagem de programação

Posts Relacionados