O melhor pedaço da Maçã.

Acompanhe a missão da sonda New Horizons, que está bem próxima de Plutão, com estes dois apps

Se você se interessa pelo assunto, deve saber que a sonda New Horizons, da NASA, atingiu hoje a menor distância possível (12.500km) de Plutão, o planeta-anão do nosso Sistema Solar.

Publicidade

Plutão

A sonda foi lançada ao espaço há nove anos e viajou 4,8 bilhões de quilômetros nesse período a fim de capturar novas informações — uma delas, por exemplo, é que Plutão é maior do que pensávamos, tendo 2.370km de diâmetro (80km a mais do que antes, com uma margem de erro de 20km).

Pois a ideia é que a New Horizons recolha mais dados sobre a superfície e a temperatura de Plutão, enviando tudo de volta para a NASA ainda hoje. Essas informações demoram cerca de quatro horas a mais para cruzar os 4,8 bilhões de quilômetros percorridos pela sonda.

Publicidade

Mas por que estamos falando disso? Pois se você gosta do assunto, sabia que… there’s an app for that! Na verdade, dois: um para OS X e outro para iOS.

OS X


App Eyes on Pluto para OS X

Eyes on Pluto [site oficial]

Grátis | 17,6 MB
Compatível com Macs e PCs
Desenvolvedor(a): NASA

Depois de uma viagem de mais de 9 anos e 4,8 bilhões de quilômetros, a sonda New Horizons está pronta para se aproximar do sistema de Plutão.

Usando o [app] Eyes on the Solar System e dados simulados da equipe de voo da New Horizons você pode montar a bordo da nave espacial usando [o app] Eyes on Pluto no seu Mac ou PC.

A imagem picture-in-picture mostra para onde a nave espacial está olhando e o que seus instrumentos avançados podem ver. Você poderá usar o modo “ao vivo” para ver o que a New Horizons está fazendo agora, ou pré-visualizar o sobrevoo no Sistema de Plutão. A nave espacial estará atarefada durante o período de maior aproximação entre 13 e 15 de julho de 2015, quando você verá a sonda virando de alvo em alvo enquanto voa passado Plutão a mais de 48.280 quilômetros por hora.

iOS


Ícone do app New Horizons: a NASA Voyage to Pluto
New Horizons: a NASA Voyage to Pluto de Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.3.1 (119.9 MB)
Requer o iOS 7.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app New Horizons: a NASA Voyage to PlutoScreenshot do app New Horizons: a NASA Voyage to PlutoScreenshot do app New Horizons: a NASA Voyage to PlutoScreenshot do app New Horizons: a NASA Voyage to PlutoScreenshot do app New Horizons: a NASA Voyage to Pluto

Viaje para mundos na borda do Sistema Solar a bordo da New Horizons da NASA, a primeira missão aos distantes Plutão e Cinturão de Kuiper. Este aplicativo lhe coloca dentro desta viagem histórica, desde a espaçonave New Horizons e seus instrumentos científicos até as últimas notícias, imagens, programas e atividades educacionais.

Mais informações sobre o assunto você pode conferir nos links a seguir: O Globo, Estadão, Folha de S. Paulo e Gizmodo Brasil.

Publicidade

MacBook Pro: quando você absoluta e positivamente tem que estar lá na hora, a 3 bilhões de milhas de distância.

Em uma nota relacionada, é bom saber que o pessoal da NASA usa MacBooks para fazer o seu trabalho. 😛

[via The Next Web, AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple é processada na Europa por promover o Apple Watch em buscas por “iWatch”

Próx. Post

Quaddro + MacMagazine: Swift na prática #4 — Tuplas e Condicionais

Posts Relacionados