Sem dúvida, uma nova Apple TV era um dos produtos mais aguardados dos últimos tempos. Pois a Apple lançou a quarta geração da set-top box hoje!
Falando de TVs, vimos poucas mudanças nos últimos anos nesta categoria. Pois a proposta da Apple é justamente essa: ela acredita que o futuro da TV está nos apps — considerando o tempo que ficamos em apps de vídeo hoje em dia nos nossos dispositivos móveis, é bem por aí mesmo. Mas vamos às novidades da Apple TV.
Usuários podem buscar o que quiser e aproveitar o conteúdo quando quiserem, interagindo de várias formas. Para isso a TV precisa de um hardware poderoso, com um sistema operacional moderno, com uma nova experiência de usuários, e ferramentas para desenvolvedores para a criação de apps (bem como uma App Store).
O design do produto é muito parecido com o atual, porém mais alto. O controle é todo novo, conforme os rumores apontavam. No topo dele há uma nova superfície sensível ao toque — a interação é similar à do app Remote do iPhone. Tocando e segurando no botão do microfone, você usa a Siri para controlar a TV.
Todas as telas de conteúdos foram redesenhadas e melhoradas, e a Siri busca em todos os apps da Apple TV de uma vez só (isso inclui iTunes, Netflix, Hulu, HBO e Showtime; outros serão adicionados com o tempo).
Há novos protetores de tela animados para a Apple TV, incluindo vídeos em alta definição (em câmera lenta). São vários locais de todo o mundo capturados pela Apple com imagens lindas e de acordo com a hora do dia.
Tocando no botão Home, vamos à tela inicial da Apple TV — mais clara e colorida do que nunca e com direito a uma App Store. O que está selecionado ganha um efeito 3D que segue o seu dedo sobre o touchpad do controle remoto.
É possível também usar a Siri ou a superfície touch do controle para avançar/retroceder os vídeos, pedir informações e muito mais. É possível também perguntar informações de jogos esportivos, previsão de tempo e outras coisas mais enquanto você assiste a um conteúdo. Tudo é mostrado de uma forma que ainda é possível continuar vendo o filme numa boa. A navegação e os apps foram todos redesenhados e refeitos com a busca (via Siri) e o novo controle remoto em mente.
Mas apesar de contar com Apple Music e muitas outras coisas que já conhecemos, a grande novidade mesmo é a App Store. Para isso, a Apple está lançando o sistema operacional tvOS, totalmente com base no iOS porém pensado para a sala de estar. Para desenvolvedores, é claro, há todo um SDK completo para que esses apps sejam criados.
Alguns desenvolvedores já tiveram acesso preliminar, como Netflix, HBO, Hulu, jogos como Galaxy On Fire e Disney Infinity (de “Star Wars”), Guitar Hero, Shadowmatic, o brasileiro PlayKids1Boa, Breno!, apps de histórias em quadrinhos, Airbnb, Zillow e muito mais!
Diversas demonstrações foram feitas no palco, incluindo famosos no mundo iOS (como Crossy Road) que agora, na TV, oferecem diferenciais como multiplayer, forma nova e fácil e fazer compras, veja você, pelo sofá utilizando o app Gilt280% das vendas mobile da Gilt são feitas por iGadgets., e um novo app da MLB (Major League Baseball) com diversas informações e jogos ao vivo de beisebol.
Desenvolvedores poderão criar apps universais para iPad, iPhone e Apple TV. Imagine só: jogadores poderão continuar partidas iniciadas no iPhone, na Apple TV. Bacana, não?
No hardware temos um chip A8 de 64 bits, Bluetooth 4.0, Wi-Fi 802.11ac, receptor IR… atrás, as mesmas portas de hoje (HDMI, Ethernet e porta de serviço USB). O novo controle (chamado de Siri Remote) é capaz de ajustar o volume da própria TV, tem acelerômetro e giroscópio e conta com uma bateria que dura 3 meses — um conector Lightning permite a recarga, pela parte inferior.
Serão dois modelos disponíveis: um de 32GB por US$149 e um 64GB por US$199 — a Apple TV de terceira geração continuará à venda por US$69. O tvOS estará disponível em beta para desenvolvedores hoje. A nova Apple TV chegará ao mercado em outubro, em 80 países, chegando a 100 até o final do ano — vamos torcer para o Brasil estar dentro o quanto antes.
Notas de rodapé
- 1Boa, Breno!
- 280% das vendas mobile da Gilt são feitas por iGadgets.