O melhor pedaço da Maçã.

Primeiro aplicativo da Apple para Android não foi criado por ela

Há dois dias, quando liberou o iOS 9 para todos, a Apple ofereceu também o seu primeiro aplicativo para Android: o Move to iOS. Como o próprio nome indica, trata-se de uma ferramenta para ajudar usuários a migrar do sistema operacional Android para o iOS com facilidade.

Publicidade

O curioso é que, na página do Move to iOS, a Apple também indica outro app (o Copy My Data, criado pela Media Mushroom) que faz basicamente a mesma coisa, veja só:

Como transferir conteúdo com o app de migração.

Apps como o Copy My Data transferem seus contatos, calendários, fotos e vídeos por Wi-Fi. Você nem precisa conectar seu telefone a um computador. É só baixar o app nos dois telefones e seguir as instruções na tela. Baixe o app para o iPhone na App Store e o app para o Android no Google Play.

Isso muito provavelmente tem motivo.

O site Phandroid resolveu fuçar o aplicativo Move to iOS e descobriu que há referências claras ao aplicativo Copy My Data. Na verdade, o app Move to iOS é basicamente o Copy My Data. Os dois apps compartilham boa parte do código (todas as strings com.mediamushroom.copymydata estão lá no app Move to iOS, sem nenhuma alteração) e funcionalidades. O que a Apple fez foi “apenas” dar um novo visual (retirando os elementos de interface criados pela Media Mushroom e colando os seus) e incluir os acordos de licenciamento dela.

Códigos do Copy My Data encontrados no Move to iOS

“Mas como assim a Apple fez isso, meu Deus!” Calma… nenhuma das empresas se manifestou ainda, mas até por isso o mais provável é que a Apple tenha adquirido os direitos para usar os códigos do Copy My Data de alguma forma. Afinal, clonar um app assim sem mais nem menos poderia render um bom processo em alguns milhões de dólares para a Media Mushroom.

Publicidade

No site da desenvolvedora, é possível encontrar isto:

Publicidade

Nós somos rápidos, criativos e acostumados a trabalhar com grandes corporações com prazos apertados. E se o timing for realmente apertado, nós também temos uma extensa biblioteca de software white-label reutilizável para entregar grandes resultados. De forma rápida.

Quem sabe até por conta do acordo fechado por elas a Apple tenha que divulgar o Copy My Data (que, como vimos, é basicamente a mesma coisa do Move to iOS) em seu site.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Em menos de 48 horas, adoção do iOS 9 já supera os 20%

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Money Pro, iFile Pro, 500 Books e mais!

Posts Relacionados