No fim de outubro, na divulgação dos seus últimos resultados financeiros, a Apple revelou que o Music já estava sendo usado por cerca de 15 milhões de pessoas, incluindo 6,5 milhões de usuários pagantes — o restante, no período gratuito de testes. Mas isso foi antes, por exemplo, de ele aterrissar no Android.
Agora, o analista Mark Mulligan compartilhou com o Music Business Worldwide algumas previsões para o serviço de streaming de músicas da Maçã. Para ele, a Apple fechará este ano com 8 milhões de assinantes pagos e poderá disparar para 20 milhões até o fim de 2016.
Mulligan destaca o poder da Apple e o fato de o Music ter saído do zero para o segundo colocado no segmento em poucos meses. O Spotify ainda tem uma larga folga pela frente, mas é fato que a Apple já abocanhou uma boa fatia do bolo e continuará se expandindo. Além disso, um número gigantesco atual de assinantes do Spotify Premium está pagando mensalidades baixíssimas desde US$1/mês em períodos promocionais que acabarão logo, logo.
Outra boa oportunidade para a Apple é o fato de que, segundo o Wall Street Journal, os royalties pagos — a artistas/bandas e gravadoras — por serviços gratuitos (apoiados por propagandas), como Pandora e o próprio plano inicial do Spotify, irão aumentar em breve. A pressão deve estar feroz…