O melhor pedaço da Maçã.

Além da Swift, Apple também abriu códigos-fonte referentes à versão 10.11 do OS X

Tela inicial do OS X El Capitan em um MacBook

Em dezembro, a Apple se destacou na imprensa por ter aberto o código da sua nova linguagem de programação Swift, cumprindo uma promessa realizada durante a realização da WWDC 2015, em junho do ano passado. No entanto, não tão evidente quanto isso foi a disponibilidade do código de componentes Unix referentes ao OS X 10.11 El Capitan, lançado no fim de setembro pela companhia.

Publicidade

Para cada versão dos seus sistemas operacionais (tanto para iGadgets quanto para Macs), a Apple sempre deixou à disposição de desenvolvedores interessados suas respectivas versões do Darwin, o sistema base que contém todos os componentes primários nos quais o OS X e o iOS são baseados. O mesmo pacote de componentes também foi oferecido para as versões mais recentes do Xcode e do OS X Server, conforme notou o 9to5Mac em dezembro.

Ao contrário dos projetos de maior popularidade, nos quais a Apple destaca suas informações em um novo portal atualizado para o público com a abertura da linguagem Swift, o fonte das versões lançadas do Darwin permanece hospedado em um repositório que aparentemente não recebe mudanças desde 2012 — embora ele seja brevemente citado no site novo. Anteriormente, a empresa também mantinha alguns outros projetos de tecnologias do OS X em aberto no Mac OS Forge, onde a maioria dos produtos mais recentes foram mantidos até o OS X 10.7 Lion.

Atualmente, os componentes do Darwin são usados por uma minoria dos usuários da Apple, mas são essenciais na interoperabilidade do OS X com o mundo Unix/Linux, visando o porte de programas comuns e a oferta de gerenciamento de pacotes para a plataforma. Dois dos seus projetos derivados mais populares são o Homebrew e o MacPorts, amplamente reconhecidos por desenvolvedores.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple aprova app que possibilita gravação da tela de iGadgets [atualizado: foi-se!]

Próx. Post

Tim Cook recebeu US$10,3 milhões da Apple em 2015, menos da metade que Angela Ahrendts

Posts Relacionados