O melhor pedaço da Maçã.

Google Cardboard para iPhone: vale a pena?

por Rodrigo Guimarães Goulart Assis

Publicidade

Nos últimos meses, as redes têm sido invadidas por notícias sobre investimentos, sucessos, fracassos e rumores envolvendo dispositivos de realidade virtual.

Como aficionado de tecnologia, resolvi experimentar. Já que não há nenhum gadget dedicado ao iPhone — agora até existe, mas não no Brasil — e algumas soluções são muito caras, optei pelo Google Cardboard, que recentemente ganhou compatibilidade com o iPhone.

Google Cardboard

O modelo que comprei foi o V2, com botão magnético, o qual custou módicos R$69! Apesar de existirem tutoriais para fazê-los em casa (ou alternativas mais baratas em MercadoLivres da vida), preferi comprar para evitar a fadiga de experiências frustradas. 🙂

Publicidade

Uma semana após a compra, o meu “VR” chegou. Ele já vem montado, bastando apenas colar os adesivos de velcro (inclusos), fixar o iPhone na abertura e fechar. Antes desse procedimento — ou de acessar alguns apps —, é preciso escanear um adesivo com um código QR que já vem fixado em sua lateral para que ele seja reconhecido.

Sobre os apps, há muitos deles já na App Store, alguns dedicados ao Google VR, como o app do Google que dá dicas e exibe algumas demonstrações:


Ícone do app Google Cardboard
Google Cardboard de Google
Compatível com iPhones
Versão 3.4 (43.1 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Google CardboardScreenshot do app Google CardboardScreenshot do app Google CardboardScreenshot do app Google CardboardScreenshot do app Google Cardboard

O próprio Google Street View tem um modo Cardboard embutido:

Publicidade

Desculpe, app não encontrado.

Há também aqueles de realidade aumentada, feitos para ver vídeos em 360º ou em 3D, com outros óculos ou equipamentos similares — ou mesmo usando apenas o iPhone.

No geral, os apps funcionam com precariedade — em alguns momentos fluindo bem; em outros, não. Tive dificuldades em atirar algumas vezes (é, tem até jogos de tiro!) pois os comandos simplesmente não funcionaram. Há um certo lag entre o ato de pressionar o botão magnético e o comando ser executado. Algumas vezes as imagens não ficam claras, dificultando e tornando desconfortável a experiência.

Há aplicativos de cinema, em que um filme é executado em uma tela virtual gigantesca, shooters, passeios virtuais em safáris, carros de corrida, aviões, montanhas-russas, mundos jurássicos e muitos outros.

Publicidade

Existem, porém, apps que são executados com primor! A experiência nesses casos é muito prazerosa, a imersão é fantástica, dando a impressão de estarmos mesmo em uma montanha-russa ou em um parque de dinossauros, principalmente se você estiver com um fone de ouvido conectado (pois o som compõe os ambientes, sendo essencial à experiência).

O ponto negativo é o material. O papelão, apesar de ser feito com um tipo especial de papel (mais resistente), amassa com facilidade, é um pouco incômodo e tem um cheiro não muito agradável. O Google Cardboard vem sem alça para apoio no pescoço — ela pode ser adquirida em lojas ou feita em casa —, o que torna cansativo segurar o “VR” após alguns minutos de uso. Mesmo com a alça, após um tempo, a visão começa a cansar. Pelo menos esse foi o meu caso e o de muitos outros depoimentos que pesquisei.

No geral, eu penso que qualquer pessoa que seja entusiasta de tecnologia deveria experimentar o Cardboard da Google, pois é barato e apresenta um vislumbre do que será esta tecnologia em breve. O futuro com certeza será brilhante nesse ramo, com aplicações tanto na área do entretenimento, quanto em muitas outras como saúde e comerciais em geral.

Infelizmente não há como mostrar demos ou descrever adequadamente a experiência, é algo que tem de ser “vivido”. Como o preço é baixo e há também a possibilidade de fazê-lo artesanalmente, em casa, só não experimenta quem não quer.

A seguir, alguns exemplos aleatórios de apps já compatíveis:


Desculpe, app não encontrado.


Desculpe, app não encontrado.


Desculpe, app não encontrado.


Desculpe, app não encontrado.


Desculpe, app não encontrado.


Ícone do app Vanguard V for Google Cardboard
Vanguard V for Google Cardboard de ZeroTransform
Compatível com iPhones
Versão 1.0 (369.8 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Desculpe, app não encontrado.


Desculpe, app não encontrado.

·   ·   ·

E você, já experimentou? Deixe sua opinião e dicas de aplicativos nos comentários! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple enfrenta dois novos processos relacionados a 3D/Force Touch e à troca não-oficial do botão de Início

Próx. Post

Rumor: Apple estaria por trás da produção de uma série focada na vida de Dr. Dre [atualizado]

Posts Relacionados