O melhor pedaço da Maçã.

Escreva sem distração e exporte facilmente seus textos com o app Ulysses

App Ulysses para iOS e OS X

Se você é alguém que passa muito tempo escrevendo — por trabalho, estudo ou lazer —, com certeza já passou pela frustração de ter que se preocupar demais com formatação e exportação do seu texto, seja qual for a plataforma que está usando. Muitos “pequenos detalhes” acabam nos tirando o foco no texto, nos fazendo menos produtivos (e muito mais frustrados).

Publicidade

Felizmente, o aplicativo Ulysses, criado pela The Soulmen, veio para facilitar a escrita — e todo o processo depois dela. Como eles mesmos descrevem no material de introdução do aplicativo, “não existe ‘abrir’ ou ‘salvar’ — tudo acontece dentro do próprio app”. É essa a premissa, o grande diferencial do aplicativo.

A última atualização do Ulysses trouxe uma integração completa entre OS X e iOS. O app funciona exatamente da mesma maneira em todos os dispositivos (apesar de ser melhor com um teclado pela facilidade nos atalhos). O design é bem moderno e organizado. Assim que você instala o Ulysses, já tem acesso a uma série de páginas para introduzir o aplicativo. Infelizmente, ainda não há o suporte ao nosso idioma, o que pode dificultar o entendimento da mecânica do app. Mas, se você é daqueles que “coloca a mão na massa” e vai entendendo, não terá grandes problemas.

O diferencial

Existe uma variedade de aplicativos que já utiliza o Markdown (linguagem de formatação simplificada). Porém, através do Markup (linguagem de marcação), o Ulysses parece revitalizar esse sistema, mostrando diferentes marcações em diversas cores e facilitando a inserção de links, imagens e vídeos. Se você está acostumado com formatações de textos “na hora” (parar de escrever, selecionar seu texto e clicar na opção e ver o texto se transformando) pode estranhar e achar difícil, mas depois de alguns minutos, você consegue perceber muitas vantagens.

Também é possível configurarmos nosso próprio sistema de marcação para que a adaptação seja melhor. O texto, como ele ficará, você verá ao exportar (existe a opção de visualizar antes de exportar).

Exportação

Toda a configuração do texto é pré-estabelecida por “estilos” (styles), cada um para um tipo de formato diferente. Você pode usar os estilos que vêm nele ou adicionar novos, baixando pelo site. Esses estilos ditam as “regras” dos tipos que podem ser exportados: PDF, DOCX, HTML, ePUB, Rich Text e Medium (sincronizando sua conta, pode enviar direto para lá).

Publicidade

Dica: nós achamos um estilo com a formatação da nossa ABNT — obrigada ao ser iluminado que teve essa brilhante ideia! 😀

Backup

As informações e páginas dentro do aplicativo podem ser salvas diretamente no iCloud ou no Dropbox (em outros serviços de nuvem, o aplicativo salvará como se fossem “arquivos externos”; a integração não é tão simples, apesar de possível). Pela integração pelo iCloud, o backup fica armazenado e é possível verificar as versões anteriores de uma página, além de funcionar perfeitamente sincronizando todos os seus dispositivos.

Outras ferramentas

Entre as diversas ferramentas que fazem o aplicativo se destacar, estão:

  • Possibilidade de Slide Over, Split View e 3D Touch (em dispositivos compatíveis);
  • Metas e estatística: defina metas a serem atingidas (como número de palavras, de páginas, etc.) e as acompanhe;
  • Palavras-chave: categorize seus textos apenas colocando uma palavra-chave;
  • Grupos: organize seus textos como se fossem pastas (você tem variados ícones para selecionar e personalizar seus grupos);
  • Filtros: dentro dos grupos, você pode filtrar seus textos por palavras-chave, data de criação, entre outras condições;
  • Notas: adicione notas aos seus textos, seja dentro do próprio texto (como nota de rodapé) ou como referência (na aba “Anexos”);
  • Imagens: assim como as notas, você pode incorporar imagens dentro do próprio texto ou tê-las em anexo, apenas como referência.

Vale a pena?

O aplicativo Ulysses serve tanto para textos simples quanto para publicações bem elaboradas. Existem, sim, outros apps mais baratos (ou até gratuitos) caso queira usar para anotações simples. Apesar disso, acredito que o investimento vale muito a pena se você trabalha com textos e precisa produzir muito em pouco tempo.

Publicidade

Publicidade

Se você acha caro mas está muito tentado a comprar, pode experimentar [ZIP] uma versão demo oficial do app para Mac — com algumas limitações (como não sincronizar com iCloud e, depois de 10 horas de uso, se tornar um app “somente leitura”).


Desculpe, app não encontrado.


Desculpe, app não encontrado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Updates recentes na App Store: iTunes U, Google Fotos, Shazam e mais!

Próx. Post

Código do 10.11.4 sugere que a Apple mudará mesmo o nome do sistema de “OS X” para “macOS”

Posts Relacionados