O melhor pedaço da Maçã.

WhatsApp agora tem criptografia ponta-a-ponta para todos os conteúdos, em todas as plataformas

Boa noticia para usuários do WhatsApp preocupados com privacidade.

Publicidade

Conforme informou a WIRED, a partir de agora todas as mensagens, ligações, fotos, vídeos (sejam trocadas dentro de um grupo ou não) são criptografadas de ponta a ponta. Isso independentemente do aparelho utilizado (iPhone, Android, Windows Phone e até mesmo aqueles Nokias antigos)! Na prática, isso quer dizer que ninguém no WhatsApp poderá ler os dados que são enviados através da rede.

Fazendo um paralelo com o caso Apple vs. FBI, isso significa que a empresa não terá como cumprir uma ordem judicial exigindo o acesso ao conteúdo de mensagens, chamadas de telefone, fotos ou vídeos trocados no serviço.

Criar produtos com segurança, na verdade, contribui muito mais para um mundo seguro, embora muitas pessoas em departamentos de segurança não concordem com isso.

Brian Acton, cofundador do WhatsApp.

Vale notar que criptografia ponta-a-ponta no WhatsApp não é algo novo. Lá em 2012 nós já havíamos falado sobre o assunto e, mesmo com a empresa trabalhando intensivamente nisso, o que tínhamos era uma proteção apenas para mensagens entre duas pessoas (nada de proteção em fotos, vídeos ou mensagens em grupos, por exemplo — ao menos no iOS). Em algumas outras plataformas a criptografia era um pouco mais completa; em outras, menos.

Publicidade

O anúncio de agora é importante pois engloba o serviço como um todo, em qualquer plataforma móvel e em qualquer tipo de conteúdo trocado no mensageiro. E levando em conta que ele é um dos comunicadores mais utilizados no mundo, essa notícia é bastante importante.

Pesquisa da Conecta Express sobre os apps mais utilizados no Brasil

No Brasil, de acordo com uma pesquisa da Conecta Express feita com 2.000 pessoas, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado, com 93% — bem à frente de Facebook (segundo colocado com 79%) e YouTube (terceiro, com 60%).


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.5.75 (208.6 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

[obrigado a todos que nos enviaram esta dica!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Acessibilidade: Facebook disponibiliza leitura de fotos e vídeos com o VoiceOver

Próx. Post

Updates recentes na App Store: 1Password, OmniFocus 2, Infuse, BBM e mais!

Posts Relacionados