O melhor pedaço da Maçã.

Apple está acelerando — e muito — o tempo de aprovação de aplicativos na sua loja

O processo de análise e aprovação dos aplicativos enviados à App Store é notoriamente arbitrário, opressor e pouco amigável. Ele também costumava ser deveras lento, mas pelo menos este adjetivo negativo a Apple pode agora riscar da sua listinha: uma matéria da Bloomberg chama atenção para o fato que o tempo de análise dos pobres apps diminuiu drasticamente nos últimos tempos.

Publicidade

App Store

Analisando dados do Appreviewtimes.com, é possível notar que o tempo médio para análise e aprovação de um aplicativo agora é de dois dias para a App Store e um dia para a Mac App Store — uma queda brusca (e muito bem-vinda), considerando que em maio do ano passado este prazo era de, em média, oito a dez dias.

Ninguém sabe exatamente as motivações, ou as causas, para esta mudança no processo, mas não seria nenhum chute cego afirmar que ela pode estar relacionada às mudanças no alto escalão da Apple no ano passado. Naquela ocasião, as App Stores e toda a área de relação com desenvolvedores saíram do controle de Eddy Cue, vice-presidente sênior de software e serviços para internet, e foram parar no comando de Phil Schiller, o chefe de marketing global da Apple.

Publicidade

Schiller, sugere a reportagem da Bloomberg, está promovendo uma série de mudanças nas suas novas áreas de domínio: diminuiu os esforços na plataforma iAd e moveu 100 empregados para a seção da App Store — o que, muito provavelmente, influenciou decisivamente a queda.

Relata-se também um foco renovado da Apple na área de serviços e software, que estaria por trás das motivações para acelerar o processo de análise dos apps. O principal concorrente da Maçã neste campo, o Google, tem muito menos restrições e o tempo de aprovação dos apps na loja do Android é quase inexistente. A Apple estaria querendo se tornar referência também neste campo e melhorar suas relações com os desenvolvedores, que já se queixaram diversas vezes que o tempo dilatado de análise é prejudicial para o ciclo de atualização dos aplicativos.

[via MacStories]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Primeiros livros das séries: US$4 ou menos por tempo limitado na iBooks Store!

Próx. Post

Filme da semana: compre “Mapas para as Estrelas”, com Julianne Moore, por US$3!

Posts Relacionados