O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: Apple poderá lançar novo Thunderbolt Display 5K, com placa gráfica integrada [atualizado]

Thunderbolt Display

Ainda ontem comentamos por alto que os estoques do “atual” Thunderbolt Display estão bastante baixos em alguns lugares, o que pode indicar a chegada de um novo modelo. Agora, o rumor começou a esquentar.

Publicidade

De acordo com fontes do 9to5Mac, a Apple está mesmo se preparando para lançar um novo Thunderbolt Display de 27 polegadas — obviamente, assim como o iMac, com resolução 5K. O problema, conforme havia apontado o iMore, é como viabilizar isso tecnicamente dentro da atual especificação DisplayPort 1.2.

A resposta veio hoje com a possibilidade de esse novo Thunderbolt Display vir com uma GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. embutida, o que por sinal justificaria o seu preço (que já é deveras elevado). Com isso, um único cabo Thunderbolt 3 seria capaz de segurá-lo.

Outro ponto positivo desse rumor é que esse novo monitor poderia ser usado até mesmo em Macs supercompactos, como os atuais MacBooks de 12 polegadas que não dispõem de placas gráficas potentes o suficiente para aguentar um Thunderbolt Display 5K. Obviamente, caso o monitor fosse conectado a um Mac Pro com uma GPU ainda mais potente, a interna dele seria automaticamente desativada.

Publicidade

Se a Apple não seguir esse caminho, o ideal para ela seria esperar a DisplayPort 1.3 — mas isso adiaria o lançamento do Thunderbolt Display 5K por pelo menos mais um ano e meio. Ou então ela poderia “contentar-se” com o que tem hoje e apresentar somente um Thunderbolt Display 4K, de 21,5 polegadas. Veremos…

Atualização · 02/06/2016 às 16:34

Para quem estava na expectativa de esse novo Thunderbolt Display ser anunciado na WWDC 2016, o iMore jogou hoje um balde de água fria na possibilidade. O monitor chegará, mas não tão cedo — o que é estranho, considerando o fato de os estoques do “atual” estarem baixos/inexistentes.

É bem possível que, assim como em alguns anos passados, a WWDC seja totalmente focada em software.

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Review: roteador RT-AC68U, da ASUS, compartilha duas redes simultaneamente — até mesmo de um modem 4G

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Levitagram, Sago Mini Road Trip, HazeOver e mais!

Posts Relacionados