Rumor: iTunes totalmente redesenhado será apresentado na WWDC 2016


Há algumas semanas o Digital Music News disse que a Apple estaria planejando acabar com a venda de músicas na iTunes Store dentro de dois anos. A ideia, é claro, seria focar 100% na nova estratégica musical da empresa, o Apple Music (serviço de streaming) — abandonando de uma vez por todas as vendas de faixas individuais e de álbuns.

A notícia deu o que falar e fez a Apple negar tudo. Obviamente isso não quer dizer que a empresa não esteja pensando nisso. Mais cedo ou mais tarde, isso tem tudo para acontecer; porém a Apple precisa preservar os contratos atuais e acalmar os ânimos corporativos envolvidos. Assim, nada mais natural do que negar a notícia.

Hoje o Digital Music News novamente insistiu no argumento, afirmando que suas fontes continuam batendo na tecla de que a Apple matará a iTunes Store dentro de 2-3 anos.

iTunes num MacBook

A ideia deste artigo não é discutir se isso acontecerá ou não no prazo estipulado, e sim falar de uma outra possibilidade levantada pelo site: a apresentação de um iTunes totalmente renovado e redesenhado na semana que vem, durante a apresentação da WWDC 2016.

Eis o que o site fala:

Entra em cena [o evento] anual Worldwide Developers Conference, ou WWDC, que começa dia 13 de junho, em San Francisco. Esse evento é uma miscelânea de anúncios e lançamentos de produtos e é esperado que inclua a apresentação de uma grande reformulação do iTunes. A fim de corrigir queixas generalizadas de “bloatware” [conjunto de softwares indesejados] e de uma interface aterrorizantemente complicada, a Apple espera simplificar muito o alastrado iTunes, que inclui uma loja iTunes recheada com aplicativos, filmes, programas de TV, downloads de música, podcasts e, agora, o serviço de streaming Apple Music.

E acabou por aí. Nada mais sobre essa nova versão do iTunes foi dito.

Coincidentemente — ou não —, Mark Gurman também falou um pouco sobre o assunto, dizendo que de fato veremos uma apresentação deste novo iTunes na WWDC, mas que a nova versão do aplicativo só será lançada junto do OS X 10.12 — estranhamente, ele não havia tocado no assunto quando fez suas previsões para o evento.

Independentemente de ele chegar agora ou não, está mesmo na hora de a Apple voltar um pouco da sua atenção ao iTunes a fim de tornar o aplicativo mais intuitivo e menos carregado de recursos completamente desnecessários e que só fazem confundir. Muitos inclusive gostariam de ver um desmembramento do iTunes em outros apps (como um dedicado a podcasts, outro à sincronização com dispositivos iOS, etc.), o que na minha opinião faz sentido — porém precisa ser muito bem estudado para que o tiro não saia pela culatra e torne as coisas ainda mais confusas para usuários.

Se pararmos para pensar que a WWDC é um evento focado em desenvolvimento/software, taí o palco perfeito para isso.

[via 9to5Mac]

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: