O melhor pedaço da Maçã.

Versão 5 do Bluetooth é anunciada, prometendo 2x mais velocidade e 4x mais alcance [atualizado]

Bluetooth 5

Atualmente, a Apple utiliza a versão 4.2 do padrão Bluetooth em seus dispositivos. A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, mas ainda há melhorias a caminho.

Publicidade

Ontem, o Bluetooth Special Interest Group (SIG) — do qual a Apple é membro desde meados do ano passado — anunciou a versão 5 do padrão. Resumidamente, o que ela promete é 2x mais velocidade e 4x mais alcance — mas há também novidades que aprimorarão o uso de beacons geolocalizados e um maior suporte a aparelhos domésticos (a Internet das Coisas1Internet of Things, ou IoT.).

Ao contrário do que aconteceu em algumas versões anteriores do Bluetooth, esta requer de fato novos hardwares — ou seja, não será possível obter nenhuma dessas novidades simplesmente atualizando o software/firmware de dispositivos atuais, como laptops, smartphones, tablets, smartwatches e periféricos (mouses mice, teclados, etc.).

Como a Apple faz parte do Bluetooth SIG, ela tem tudo para estar entre as primeiras a adotar o Bluetooth 5 em seus produtos — a previsão de disponibilidade é fim de 2016, mais tardar início de 2017. Assim esperamos, mas é algo que deverá se consolidar mesmo só a partir do ano que vem.

[via PCMag.com]

Atualização · 08/12/2016 às 10:57

O Bluetooth 5 está agora finalizado e disponível para fabricantes. A partir dos próximos meses, deveremos ver os primeiros lançamentos de produtos explorando os benefícios da nova versão.

Publicidade

No caso da Apple, um bom palpite é que os primeiros a incorporá-lo sejam os novos iPads, previstos para o primeiro trimestre de 2017. Obviamente, futuros Macs e o “iPhone 7s” (ou “iPhone 8”, ou whatever…) também entraria no bolo quando chegarem.

[via Engadget]

Notas de rodapé

  • 1
    Internet of Things, ou IoT.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Filme da semana: compre “Expresso do Amanhã”, com Chris Evans, por apenas US$3!

Próx. Post

Box Island é um jogo para ensinar os fundamentos de programação para crianças

Posts Relacionados