O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisadores de segurança descobrem que Apple não criptografou núcleo do iOS 10 beta [atualizado: declaração]

iOS 10

Como sempre faz, depois de apresentar a nova versão do iOS — neste caso, a décima — na WWDC, a Apple tratou de liberar o sistema operacional, ainda em fase beta, para que desenvolvedores tivessem o primeiro contato com ele, entendessem melhor as novidades, relatassem bugs e começassem os trabalhos em seus respectivos aplicativos.

Publicidade

O que não é normal, porém — ao menos de acordo com o MIT Technology Review — é a primeira versão de testes ser liberada com o seu núcleo (kernel) totalmente desprovido de criptografia.

Isso não quer dizer que o iOS 10 beta é frágil/vulnerável e que todos os que estão utilizando o novo sistema devem ficar preocupados. Mas, sem dúvida, torna a busca por falhas algo bem mais fácil. Jonathan Levin, autor de um livro que aborda as entranhas do OS X, diz que a falta de criptografia reduz consideravelmente a complexidade para se fazer uma engenharia reversa1Engenharia reversa é o processo de descobrir os princípios tecnológicos e o funcionamento de um dispositivo, objeto ou sistema, através da análise de sua estrutura, função e operação. Objetivamente, a engenharia reversa consiste em, por exemplo, desmontar uma máquina para descobrir como ela funciona.. Para o pesquisador de segurança Mathew Solnik, o feito da Apple, por exemplo, expõe uma medida de segurança criada para proteger o kernel que está sendo modificado. “Agora que é público, as pessoas serão capazes de estudá-lo [e] potencialmente encontrar maneiras de contorná-lo.”

A questão é: será que a Apple cometeu uma enorme falha ou fez isso de propósito, para que desenvolvedores possam analisar tudo e relatar possíveis falhas/erros relacionadas ao núcleo do iOS? Como sabemos, muita gente do bem de fato analisa tudo isso e avisa as empresas sobre as vulnerabilidades encontradas — a própria Apple dá os devidos créditos para quem compartilha esse tipo de informação, como no caso da liberação do iOS 9.3.2 —, o que é ainda mais importante em tempos de batalha virtual com o FBI. Por outro lado, há quem faça essa análise apenas para criar malwares — ou criar um jailbreak (algo que, aos olhos da Apple, não é bem visto).

Publicidade

Para Jonathan Zdziarski, também especialista em segurança no iOS, a Apple acidentalmente deixar de criptografar o núcleo do sistema seria o equivalente a “deixar de colocar portas em um elevador”. A opinião dele — e dos outros — é que a Apple fez tal movimento propositadamente. Mas aí, eu pergunto: se a razão para não criptografar o kernel do iOS 10 beta é fazer com que desenvolvedores ajudem a empresa relatando possíveis vulnerabilidades, por que ela não comunicou isso explicitamente para que todos olhassem para o núcleo com a devida atenção?

Além disso, a Apple é uma das poucas que não oferece um tipo de programa de recompensa para quem identifica grandes vulnerabilidades — como disse, o máximo que ela faz é reconhecer e dar créditos à pessoa em questão. Não seria mais prudente e até mesmo mais amigável fazer algo nessa linha, do que deixar de criptografar o kernel?

Estranho, muito estranho. A resposta nós saberemos na beta 2 — se a Apple voltar a criptografar o kernel é sinal de que, em Cupertino, alguns elevadores podem não ter portas.

[via MacRumors]

Atualização, por Rafael Fischmann · 22/06/2016 às 23:41

A coisa gerou tanto rebuliço pela web que a Apple teve que se pronunciar — e, felizmente, confirmou que *não* foi uma falha/um descuido.

Publicidade

Eis o que disse um porta-voz:

Publicidade

O cache do kernel não contém nenhuma informação do usuário, e descriptografando-o nós conseguimos otimizar a performance do sistema operacional sem comprometer a sua segurança.

Taí, então. Foi proposital e assim ficará de agora em diante.

[via TechCrunch]

Notas de rodapé

  • 1
    Engenharia reversa é o processo de descobrir os princípios tecnológicos e o funcionamento de um dispositivo, objeto ou sistema, através da análise de sua estrutura, função e operação. Objetivamente, a engenharia reversa consiste em, por exemplo, desmontar uma máquina para descobrir como ela funciona.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Atualização da Adobe Creative Cloud traz novos recursos em VR e “suporte inicial” ao Metal no Premiere Pro

Próx. Post

Microsoft lança app do SharePoint para iOS

Posts Relacionados