O melhor pedaço da Maçã.

Você sabia que existem diferentes formas de iniciar o seu Mac?

Iniciar o Mac é uma tarefa das mais simples, afinal, basta apertar um botão. Mas você sabia que, na verdade, existem diferentes formas de se iniciar um computador da Apple? Obviamente, cada uma delas tem uma finalidade diferente. É bem provável que você conheça algumas, mas não custa nada ficar por dentro de todas elas e utilizar este artigo como base para futuras consultas, caso você precise. 😉

Publicidade

Vamos às opções?

1. Modo de segurança

O QUE É?

No modo de segurança (também chamado de inicialização segura), o Mac realiza determinadas verificações e impede que certos softwares sejam carregados ou abertos automaticamente.

Publicidade

Além de verificar o disco de inicialização e tentar reparar problemas de diretório, se necessário, o modo carrega somente as extensões necessárias do kernel (núcleo do sistema), evita a abertura automática de itens de inicialização e itens de início de sessão, desativa fontes instaladas pelo usuário, e exclui caches de fontes, do kernel e outros arquivos de cache do sistema.

Para que serve isso? Essas alterações em conjunto podem ajudar a resolver ou isolar determinados problemas relacionados ao disco de inicialização.

COMO INICIAR?

Publicidade

Após ligar/reiniciar o Mac e ouvir o som de inicialização, pressione e segure a tecla ⇧ (Shift) até aparecer o logo da Apple.

·   ·   ·

2. Gerenciador de inicialização

O QUE É?

Publicidade

Um disco de inicialização é um volume ou uma partição de uma unidade que contém um sistema operacional utilizável. Aqui no meu Mac atualmente eu tenho duas partições, uma com o OS X El Capitan e outra com o macOS Sierra. Se eu iniciar a máquina normalmente (apenas ligando-a), o computador carregará a partição do El Capitan (padrão). Contudo, se eu iniciar o Mac pelo gerenciador de inicialização, poderei escolher qual partição quero utilizar. Isso vale para quem utiliza também o Boot Camp, por exemplo.

Gerenciador de inicialização

Obviamente, isso vale para diversos casos (quem tem o Boot Camp com o Windows instalado, sistemas operacionais instalados em pendrives ou cartões SD, etc).

COMO INICIAR?

Ao ligar/reiniciar o Mac, pressione imediatamente a tecla ⌥ (Option) e segure-a. Depois de alguns segundos, o gerenciador de inicialização será exibido. Se você não vir o volume que deseja usar, aguarde um pouco até que a verificação dos discos conectados seja concluída.

·   ·   ·

3. Inicialização por CD, DVD, pendrive, cartão SD, etc.

O QUE É?

Aqui, você inicializa o Mac a partir de um CD, DVD, pendrive USB ou cartão SD inicializáveis (ou seja, como mídia de instalação do OS X/macOS).

COMO INICIAR?

Ao ligar/reiniciar o Mac, pressione imediatamente a tecla C até que as opções de inicialização apareçam.

·   ·   ·

4. Apple Hardware Test ou Apple Diagnostics

O QUE É?

Tratam-se de duas soluções similares. Enquanto o Apple Hardware Test está disponível para computadores lançados até junho de 2013, o Apple Diagnostics é utilizado por máquinas mais novas. Contudo, o intuito é o mesmo: uma ótima maneira de verificar o hardware do computador, ajudando a identificar a fonte potencial de um problema de hardware e fornecendo os primeiros passos para tentar corrigi-lo.

Apple Diagnostics

Antes de iniciar da Apple Diagnostics (vamos focar nele, já que é a atual solução da Apple), é importante desconectar todos os dispositivos externos (exceto teclado, mouse, monitor e/ou adaptador Ethernet). É recomendável ter uma conexão com a internet antes de iniciar o Apple Diagnostics, pois isso permitirá a recomendação de recursos de suporte. Além disso, se o Apple Diagnostics não for encontrado no volume de inicialização interno, uma versão com base na internet será iniciada. Você pode executar o Apple Diagnostics sem conexão com a internet, mas nenhum resultado será enviado à Apple e nenhuma conexão com páginas de suporte será feita.

Se você estiver testando um notebook, ligue-o à fonte de energia e certifique-se de deixar a máquina em uma superfície dura, plana e estável, que permita a circulação de ar adequada sob e ao redor do computador.

COMO INICIAR?

Ao ligar/reiniciar o Mac, pressione imediatamente a tecla D até que a tela inicial do recurso apareça.

·   ·   ·

5. Apple Hardware Test ou Apple Diagnostics pela internet

O QUE É?

Como o próprio nome indica, trata-se da mesma funcionalidade descrita acima — porém via internet.

COMO INICIAR?

Ao ligar/reiniciar o Mac, pressione imediatamente as teclas ⌥ + D até que a tela inicial do recurso apareça.

·   ·   ·

6. Servidor NetBoot compatível

O QUE É?

NetBoot é uma tecnologia da Apple que permite que Macs com firmware capazes sejam iniciados a partir de uma rede, em vez de pelo HDD/SSD local ou pela unidade de disco óptico (CD/DVD).

Uma imagem de disco com uma cópia do sistema operacional da Apple é criada usando a Imagem de Sistema (System Image) e é armazenada em um servidor. Os clientes então podem recebem esta imagem através da rede utilizando diversos protocolos (HTTPS, AFP, TFTP, NFS, ASR, etc.). Um NetBoot do lado do servidor, então, pode inicializar máquinas.

Como podemos ver, não é um recurso comum entre usuários domésticos.

COMO INICIAR?

Ao ligar/reiniciar o Mac, pressione imediatamente a tecla N.

·   ·   ·

7. Servidor NetBoot usando a imagem de inicialização padrão

O QUE É?

A diferença para o cenário supracitado é que, em vez de utilizar uma imagem de disco de rede, é utilizada a imagem de inicialização padrão.

COMO INICIAR?

Ao ligar/reiniciar o Mac, pressione imediatamente as teclas ⌥ + N.

·   ·   ·

8. Recuperação do OS X

O QUE É?

A partir do OS X Lion, a Apple implementou o recurso Recuperação do OS X, que inclui todas as ferramentas necessárias para instalar/reinstalar o OS X, reparar o disco e restaurar o backup do Time Machine — como não existem mais drives ópticos no Mac e os sistemas operacionais são distribuídos pela Mac App Store, se faz necessário uma ferramenta como essa.

COMO INICIAR?

Ao ligar/reiniciar o Mac, pressione imediatamente as teclas ⌘ (Command) + R.

·   ·   ·

9. Recuperação do OS X pela internet

O QUE É?

Os Macs mais novos têm a capacidade de iniciar diretamente de uma versão online da Recuperação do OS X — ideal para quando o Sistema de Recuperação no disco de inicialização não estiver disponível (se o disco de inicialização encontrar um problema ou se foi substituído/apagado). A recuperação via internet permite inicializar o seu Mac diretamente dos servidores da Apple. Após a inicialização, é executado um teste rápido da memória e do disco rígido/sólido para verificar se há problemas de hardware.

Obviamente, é preciso ter acesso a uma rede Wi-Fi para que a recuperação via internet transfira e se inicialize a partir de uma imagem de recuperação do sistema. A partir desse ponto, você tem os mesmos utilitários e opções da sistema de recuperação local (no seu Mac).

No caso da recuperação local, a versão do sistema instalada é a última que estava rodando no seu computador; já na recuperação via internet, é instalada a versão do sistema fornecida originalmente com o computador (ou seja, se você adquiriu o seu Mac no fim de 2014, por exemplo, será instalado o OS X Yosemite).

COMO INICIAR?

Ao ligar/reiniciar o Mac, pressione imediatamente as teclas ⌘ + ⌥ + R.

·   ·   ·

10. Redefinir a NVRAM

O QUE É?

NVRAM é um acrônimo para non-volatile random access memory (ou memória não-volátil de acesso aleatório). Trata-se de uma pequena quantidade da memória do computador que armazena ajustes em um local que o sistema possa acessar rapidamente. Os ajustes que estão armazenados na NVRAM dependem do tipo de Mac que está sendo usado e dos tipos de dispositivos conectados a ele, mas normalmente incluem: volume do alto-falante, resolução da tela, seleção de disco de inicialização, informações recentes de pânico de kernel (se houver), entre outras coisas.

Se você enfrentou problemas relacionados a esses recursos (por exemplo, se o Mac for iniciado a partir de um disco de inicialização diferente do especificado nas preferências do Disco de Inicialização ou se um ícone com “ponto de interrogação” aparecer brevemente enquanto o Mac é inicializado), talvez seja interessante redefinir a NRAM do Mac.

COMO INICIAR?

Ao ligar/reiniciar o Mac, pressione imediatamente as teclas ⌘ + ⌥ + P + R. Após ouvir o som de inicialização novamente, solte as teclas.

·   ·   ·

11. Modo de usuário único ou detalhado

O QUE É?

Trata-se de um recurso bem específico e útil para desenvolvedores e profissionais de TI. Usar o modo de usuário único (single-user mode) ou o modo detalhado (verbose mode) pode ajudar a isolar problemas relacionados à inicialização.

COMO INICIAR?

  • Modo de usuário único: ao ligar/reiniciar o Mac, pressione imediatamente as teclas ⌘ + S. Ao visualizar o texto em branco na tela, você terá entrado no modo de usuário único.
  • Modo de usuário detalhado: ao ligar/reiniciar o Mac, pressione imediatamente as teclas ⌘ + V. Ao visualizar o texto em branco na tela, você terá entrado no modo de usuário detalhado.

Para sair dos modos, digite reboot e pressione Enter. Vale notar que no modo de usuário único, o layout do teclado é em inglês dos EUA.

·   ·   ·

12. Modo de disco de destino

O QUE É?

O modo de disco de destino permite que você compartilhe arquivos entre dois computadores Mac com porta FireWire ou Thunderbolt. Ele é útil quando você precisa de transferências em alta velocidade. Além disso, ele também é útil caso a tela em um dos computadores não esteja funcionando e você precise dos arquivos deste computador.

COMO INICIAR?

Ao ligar/reiniciar o Mac, pressione imediatamente a tecla T.

·   ·   ·

13. Inicializar a partir de um volume de inicialização do OS X

O QUE É?

Esta opção é para quem tem, por exemplo, o Boot Camp como disco de inicialização padrão. Ao inicializar desta forma, você chamará o volume de inicialização do OS X mesmo que tudo esteja ajustado para que o computador inicie a partir de um volume de inicialização que não seja o OS X.

COMO INICIAR?

Ao ligar/reiniciar o Mac, pressione imediatamente a tecla X.

·   ·   ·

Bônus: Redefinir o SMC

O QUE É?

SMC é um acrônimo para system management controller (ou controlador de gestão do sistema) e, como o próprio nome indica, controla diversos elementos do Mac, como:

  • Resposta ao pressionar o botão liga/desliga;
  • Resposta ao abrir e fechar a tampa da tela de Macs portáteis;
  • Gerenciamento da bateria;
  • Gerenciamento térmico;
  • Sensor de movimento brusco (SMS);
  • Sensor de luz ambiente;
  • Luz de fundo do teclado;
  • Gerenciamento da luz indicadora de status (SIL);
  • Luzes indicadoras do status da bateria;
  • Seleção de uma fonte de vídeo externa (não interna) para algumas telas do iMac.

Se você estiver enfrentando problemas relacionados aos itens acima, pode ser uma boa resetar o SMC.

COMO INICIAR?

  • Macs com a bateria não-removível: ligue o notebook ao carregador de parede e pressione as teclas ⇧ + ⌥ + ⌃ (Control) do lado esquerdo e o botão liga/desliga ao mesmo tempo; solte todas as teclas e, em seguida, pressione o botão liga/desliga novamente para ligar o Mac.
  • Macs com bateria removível: desligue o Mac e, depois, desconecte o adaptador de alimentação; remova a bateria; após a remoção, mantenha o botão liga/desliga pressionado por cinco segundos; reconecte a bateria e o adaptador de alimentação MagSafe e, depois, ligue o Mac — pode ser que o LED dos adaptadores de alimentação MagSafe mude de estado ou desligue temporariamente quando o SMC for redefinido.
  • Macs desktop: desligue o Mac e desconecte o cabo de alimentação; aguarde 15 segundos e conecte novamente o cabo de alimentação; aguarde mais cinco segundos e ligue o Mac.

·   ·   ·

São muitas opções e a ideia não é que você decore ou conheça todos de cabeça. A proposta aqui é favoritar este artigo e, quando necessário, recorrer a ele para resolver algum problema ou tirar alguma dúvida. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Conheça já o iMasters Shop, a nova loja virtual do iMasters

Próx. Post

Betas 5 do iOS 9.3.3 e do OS X 10.11.6 estão agora disponíveis para desenvolvedores e participantes do Apple Beta Software Program [atualizado: tvOS 9.2.2 também]

Posts Relacionados