O melhor pedaço da Maçã.

iOS 10 poderá levar o 3D Touch a iPads Pro por meio do Apple Pencil

Uma das grandes novidades do Apple Watch foi o Force Touch. Por conta da tela pequena do relógio, o recurso estendeu as possibilidades do que pode ser feito ao colocar mais botões/funções à disposição de usuários ao pressionar a tela com um pouco mais de força. Logo depois1Afinal, o Apple Watch foi apresentado ao público bem antes de quando chegou ao mercado, de fato., o MacBook de 12″ e os MacBooks Pro também ganharam um trackpad equipado com a tecnologia.

Publicidade

Não demorou muito para algo parecido chegar aos iPhones. O nome mudou para 3D Touch, mas o conceito é exatamente o mesmo: pressionar a tela com um pouco mais de força para ativar recursos que até então não eram possíveis (ou eram, mas requeriam mais passos para serem feitos). O movimento mais lógico era ver a tecnologia chegando também a iPads, mas isso aparentemente ainda não foi possível por conta da tela maior dos tablets.

Contudo, fuçando o iOS 10 beta, o iDownloadBlog descobriu algo muito curioso: uma implementação do 3D Touch em iPads que não utiliza a pressão da tela como gatilho para o recurso, e sim a pressão exercida no Apple Pencil!

YouTube video

Publicidade

Como podemos ver no vídeo, ao pressionar com um pouco mais de força o botão para limpar as notificações — na Central de Notificações — com o Pencil, é possível limpar todas as notificações. No iPhone, esse comportamento só é possível com a utilização do 3D Touch. E no iPad também, só que em vez de o sistema levar em consideração a pressão aplicada na tela, utiliza como base a força aplicada ao lápis.

Vale ressaltar que esse comportamento *não* foi reproduzido com sucesso utilizando dedos, apenas com o Pencil mesmo. Dá até para ver como a animação se comporta no vídeo de acordo com a pressão que é aplicada no lápis!

Por enquanto, tudo está restrito a essa única função: limpar todas as notificações na Central. Mas é bem provável que a Apple estenda esse recurso para mais áreas do iOS 10 com a utilização do Pencil — ora, seria um desperdício ela não fazer isso.

Belíssima sacada da Apple, não? Vamos torcer para que essa novidade realmente esteja na versão final do iOS 10 para iPads Pro, afinal, foram bem poucas as novidades apresentadas para eles na keynote da WWDC 2016…

Notas de rodapé

  • 1
    Afinal, o Apple Watch foi apresentado ao público bem antes de quando chegou ao mercado, de fato.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: como personalizar os ícones de drives conectados ao seu Mac

Próx. Post

iPods caem de preço no Brasil; confira os novos valores!

Posts Relacionados