No início do ano, o site App Annie (que analisa dados de aplicativos) divulgou os resultados referentes a 2015 no qual mostrava que o Google Play possuía mais downloads, porém a App Store ganhava em receita, gerando duas vezes mais. Os números da pesquisa do segundo trimestre de 2016 [PDF] não ficaram longe disso, não.
Na imagem acima, o gráfico da esquerda mostra o Google Play na frente com números de downloads; na direita, podemos ver o dobro da receita da App Store. Em se tratando de entretenimento e música, a discrepância na receita entre as duas lojas é bem grande — considerando apps como Apple Music, Spotify, Netflix, entre outros. Nosso Brasil apareceu em segundo lugar na categoria “Música e áudio” no Google Play.
· · ·
Nossa terrinha verde e amarela também resolveu dar as caras na pesquisa quando listaram os downloads das lojas por país. Como mostra a imagem abaixo, a porcentagem de downloads do Android é bem maior. Também listaram as receitas por país, porém o Brasil sequer apareceu.
A receita da categoria “Jogos” da App Store mostrou a China dominando em primeiro lugar e, logo em seguida, vêm os Estados Unidos e o Japão. Segundo o App Annie, este resultado também é esperado para as categorias em geral, pois o mercado chinês tem crescido bastante nesta área e porque o Google Play ainda não se encontra disponível por lá.
O resultado do mercado de aplicativos em geral foi de US$52 bilhões neste ano e o App Annie sugere que, até 2020, este número chegará a US$102 bilhões.
[via 9to5Mac]