MM Responde: quais os passos antes de vender ou doar um Mac?

Domingo é dia de MM Responde! 😊

A pergunta do dia é:

Quais os passos antes de vender ou doar um Mac?

Backup

Se você tem um HDD externo ou um AirPort Time Capsule, a opção mais recomendada para backup atende por um simpático nome: Time Machine.

Fazendo backup pelo Time Machine

Para ativar o recurso, vá em Preferências do Sistema » Time Machine, escolha o local para guardar o backup (seu HDD externo) e… pronto! Agora é só esperar o backup ser feito — o que pode demorar bastante dependendo da quantidade de arquivos/aplicativos que você tem. Todo o processo, após ativado, passa a ser feito de forma automática e você não precisa mais se preocupar com nada.

Se você não deseja guardar todos os arquivos do seu Mac, a outra opção é arrastar suas pastas (Documentos, Transferências, Filmes, Música, Imagens, etc.), fontes e tudo mais que é importante para você manualmente para o HDD externo.

iCloud

Como você vai vender/doar o Mac, remover a sua conta do iCloud é muito importante. Mais importante ainda é saber que você não deve apagar manualmente os dados (sites nos favoritos do Safari, calendários, contatos, documentos, itens do iTunes na Nuvem, emails, notas, fotos e lembretes); se fizer isso, eles também serão excluídos dos servidores do iCloud.

Removendo uma conta do iCloud no Mac

Em vez de apagá-los, finalize a sessão e desative o “Buscar Meu Mac”. Para isso, vá em Preferências do Sistema » iCloud e clique no botão “Finalizar Sessão”. Assim, o sistema removerá automaticamente os dados apenas do Mac que você pretende se desfazer — desativando também o recurso “Buscar Meu Mac”, afinal ele não será mais seu.

iTunes

Desautorizar o iTunes também é algo importante, mas a maioria das pessoas simplesmente esquece de fazer isso. Quando você autoriza um computador, você permite que ele sincronize/use seus aplicativos, audiolivros, livros, músicas, filmes ou outros conteúdos comprados na iTunes/iBooks/App Store com o seu ID Apple.

Desautorizando o iTunes

Para desautorizar o seu Mac, abra o iTunes e, no menu “Loja”, selecione a opção “Desautorizar Este Computador” (em versões mais antigas do iTunes, acesse esta opção no menu “Avançado”). Quando solicitado, digite o seu ID Apple e a sua senha, e clique em “Desautorizar”.

Lembrando que você pode usar ou sincronizar compras na iTunes Store em até cinco computadores diferentes, sejam eles Macs ou PCs — mais informações sobre autorização/desautorização neste artigo de suporte.

Apagando o seu Mac

Se você está trocando de máquina ou simplesmente vendeu o seu Mac, é altamente recomendável que você apague seu HDD/SSD antes de entregá-lo ao novo proprietário. Para realizar tal procedimento, siga os seguintes passos para entrar no Modo de Recuperação do OS X:

  1. Reinicie o computador, mantendo pressionadas as teclas ⌘R durante a reinicialização;
  2. Caso não esteja conectado à internet, escolha uma rede no menu Wi-Fi (no canto superior direito da tela);
  3. Selecione o Utilitário de Disco e clique em “Continuar”;
  4. Selecione o Macintosh HD na lista à esquerda e clique na aba “Apagar”;

Como apagar o disco no Utilitário de Disco

  1. No menu local “Formatar”, escolha a opção “OS X Expandido (Reg. Cronológico)”, digite um nome para o seu disco (Macintosh HD) e clique em “Apagar”;
  2. Depois que o disco for apagado, saia do Utilitário de Disco;
  3. Selecione “Reinstalar o OS X” e siga as instruções.

Se o seu Mac é mais antigo ou ainda roda versões como o OS X 10.6.8 (Snow Leopard), você não terá o Modo de Recuperação disponível ao dar o boot em sua máquina e poderá usar as seguintes formas alternativas para apagar seu HDD:

MM Fórum e tabela de usados

Se você comprou um Mac novo e deseja vender o seu antigo, não deixe de anunciar nos Classificados do MM Fórum e/ou consultar o valor que você pode conseguir pela sua máquina na nossa tabela de usados.

·   ·   ·

Se você procurou resposta no MM Fórum e não encontrou ou se você simplesmente tem alguma sugestão para o MM Responde (selecionaremos uma por vez), é só mandar um email para mim [marcelo arroba o nosso domínio] ou falar comigo no Twitter [@marcelodemelo].

Até a próxima! 😉

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes