O melhor pedaço da Maçã.

iOS 10 trará boas novidades para quem adora GIFs/vídeos animados

Dentre os novos sistemas operacionais da Apple que chegarão às mãos do grande público em breve, sem dúvidas o iOS 10 é o que trará mais novidades — e você já acompanhou muitas delas nos nossos compilados de screenshots:

Publicidade

Uma das novidades que ainda não destacamos, mas que vai melhorar bastante a experiência é a forma como iOS 10 tratará os famosos e adorados GIFs.

Nada mudará no comportamento do sistema para/com o .gif. Atualmente muitos dos GIFs que vemos por aí, na verdade, são vídeos codificados em padrões modernos como o H.264, devidamente identificados no código como elemento <video>. Isto porque eles são duas vezes mais eficientes (gasto de energia) e até 12 vezes mais econômicos (consumo de banda). Entretanto, ao utilizar esse formato, o iOS não mostra a animação de forma automática em uma página web — afinal, são vídeos —, sendo necessário a interação do usuário (tocar no ícone de reprodução) para que tudo comece. Pior: ao interagir, o GIF é reproduzido como um vídeo em tela cheia (full screen), algo padrão na forma como o iOS lida com essa mídia.

Com a chegada do iOS 10, isso mudará. GIFs que utilizam esses padrões mais modernos de codificação passarão a ser reproduzidos automaticamente na página. E o melhor: inline, sem ocupar a tela inteira do iGadget. Eles só serão reproduzidos enquanto estiverem em uma área visível da página; quando não estiverem mais visíveis, serão pausados a fim de preservar a bateria.

Publicidade

E não se preocupe pois só serão reproduzidos automaticamente vídeos/GIFs com o atributo autoplay os quais forem mudos. Isso quer dizer que se, mesmo com o atributo de reprodução automática, se o vídeo tiver som nada é reproduzido sem a interação do usuário — diga adeus para aquelas propagandas chatas/invasivas que aparecem em certos sites.

Quer exemplos? Leia este post pelo seu iGadget rodando o iOS 9 (ou uma versão inferior).

Publicidade

Para ver o GIF acima você teve que tocar no botão de reprodução, não foi? Pois é, no Safari do iOS 10 ele rodará numa boa aqui, no meio do post, sem que você precise fazer nada. 😊

Tudo isso e mais foi descrito por Jer Noble, engenheiro de software da Apple, no blog do WebKit. Caso seja de seu interesse, vale a pena passar lá e dar uma lida em tudo.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: ajustando a sensibilidade do 3D Touch de iPhones 6s e 6s Plus

Próx. Post

Seis pessoas são presas por efetuar compras fraudulentas em Apple Stores nos Estados Unidos

Posts Relacionados