MM Responde: como otimizar o uso do teclado no meu Mac?


Hoje é dia de mais um MM Responde!

A pergunta do dia é:

Como otimizar o uso do teclado no meu Mac?

Layouts

O layout do teclado e a fonte de entrada usados pelo computador na janela de início da sessão do OS X são os mesmos que foram selecionados no Assistente de Configuração, durante a primeira inicialização do sistema operacional.

Teclado do novo MacBook

A grande maioria dos Macs no Brasil que rodam o OS X El Capitan possuem o layout de teclado “Brasil – Pro”1 e muitas pessoas ainda hoje sofrem com acentuação nos seus computadores por não escolherem essa opção.

Com a definição “Brasileiro Pro” selecionada em Preferências do Sistema » Teclado » Leiautes de Teclado, o único trabalho que você tem para usar os acentos no seu Mac é o de apertar a tecla com o respectivo acento antes da letra em questão em vez de utilizar a antiga “técnica de adivinhação” quando o layout de teclado “Brasileiro” era o utilizado.

Atualmente também há uma forma bem simples e prática de acentuar no OS X.

Nova forma de acentuação no OS X

Graças a uma herança vinda do iOS, basta segurar uma determinada tecla (como o “A”, por exemplo), para que apareçam todas as opções de acentuação da letra em questão.

Visualizador

Para otimizar a sua busca por caracteres especiais e o aprendizado da acentuação, ative os visualizadores de teclado, emoji e símbolos na barra de menus:

Preferências do Sistema - Teclado

  1. Abra o aplicativo Preferências do Sistema.
  2. Selecione a opção “Teclado”.
  3. Toque na aba “Teclado” e marque a caixa de seleção “Mostrar os Visualizadores de Teclado, Emoji e Símbolos na barra de menus”.

Visualizador de Teclado

Com o visualizador ativado, ao acessá-lo na barra de menus, você tem todos os símbolos e teclas especiais que podem ser acessadas pelo seu teclado.

Barra de menus

Personalizando a lista

A lista de emojis e símbolos pode ser personalizada de acordo com suas necessidades:

  1. Abra o Visualizadores de Teclado, Emoji e Símbolos na barra de menus.
  2. Clique no símbolo da engrenagem (⚙) na barra de ferramentas.
  3. Clique em “Personalizar lista…”.
  4. Marque as caixas de seleção desejadas.

Personalizando a lista de teclados, Emojis e mais

Teclas modificadoras

Menu contextual

O menu contextual da barra de menus lista os comandos que podem ser aplicados em determinado aplicativo (ao lado do comando), as teclas de atalho e suas respectivas funções são apresentadas.

Menu "Arquivo" do Safari

Para usar um atalho de teclado, mantenha pressionada uma ou mais teclas modificadoras enquanto pressiona a última tecla de atalho. Se você está vindo no PC, certamente está acostumado com o Ctrl + C para copiar um texto, por exemplo. No Mac, trabalhamos com o (Command) para realizar tal tarefa. Os menus e teclados do Mac geralmente usam símbolos para determinadas teclas, inclusive para as teclas modificadoras:

Aqui, vale mais uma dica. Se você deseja apagar um texto da esquerda para a direita (tecla Delete no PC), utilize Fn + Delete no Mac.

Confira abaixo uma lista dos atalhos mais utilizados:

Fn

A Apple possui em seu site uma lista completa de teclas de atalho que pode ser consultada nesta página.

·   ·   ·

Se você procurou resposta no MM Fórum e não encontrou ou se você simplesmente tem alguma sugestão para o MM Responde (selecionaremos uma por vez), é só mandar um email para mim [marcelo arroba o nosso domínio] ou falar comigo no Twitter [@marcelodemelo].

Até a próxima!

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: