O melhor pedaço da Maçã.

Nike+ Running vira Nike+ Run Club e está de cara nova, recheado de novidades

Mulher correndo com tênis da Nike

Os leitores do MacMagazine que acompanham meus artigos devem lembrar de alguns relacionados a saúde, como quando usei alguns aplicativos para me ajudar no processo de mandar embora quase 29kg. Muito antes de escrever essa matéria, em 2015, eu já usava o app Nike+ Running nos iPods, iPhones e dispositivos compatíveis para controlar minhas corridas.

Publicidade

São mais de 1.899 quilômetros monitorados com este aplicativo, que sempre serviu para medir o que eu precisava como corredor amador que sou (velocidade média a cada quilômetro, total do percurso, tempo, uma pitada de gamefication para disputar com os amigos, etc.). Porém, há muito tempo que ele não ganhava uma atualização significativa, algo que achei bem estranho.

Eu esperava isso quando o Apple Watch foi lançado, mas o tempo passava e a Nike não implementava recursos básicos como possibilidade de visualizar a frequência cardíaca; até então, o app havia ganhado apenas funções básicas para iniciar e parar um treino pelo relógio da Maçã. E, ainda assim, tudo era bem ruim (travava muito e ainda tinha uma dependência enorme do iPhone). Levando em conta que Tim Cook é membro do conselho de administração da Nike, isso tudo era muito estranho. Mas vamos ao que interessa!


Ícone do app Nike Run Club
Nike Run Club de Nike, Inc
Compatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 7.34.0 (261.2 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Nike Run ClubScreenshot do app Nike Run ClubScreenshot do app Nike Run ClubScreenshot do app Nike Run ClubScreenshot do app Nike Run Club

Nesta semana, finalmente saiu essa grande atualização considerável que faltava. Ela foi tão grande que fez o aplicativo mudar de nome: o antigo Nike+ Running virou Nike+ Run Club, trazendo as seguintes mudanças:

Publicidade
  • O plano de treinamento agora é mais personalizado, de acordo com o seu nível. Ele vai se adaptando à sua realidade, ou seja, se você perder um dia de treino ele se reprograma. Quem leva corrida um pouquinho — que seja — mais a sério, sabe da importância de seguir um plano de treinamento. Não é simplesmente colocar o tênis e correr, existem tipos de treinos diferentes para melhorar cada vez mais.
  • Mais opções de compartilhamento de corridas, de forma mais divertida — mostrando seu tempo, ritmo (velocidade da corrida) e percurso.
  • Comparar e competir com seus amigos ficou mais divertido; dá para utilizar hashtags especificas dentro do app.
  • Na teoria, você pode deixar o seu iPhone em casa e correr somente com o Apple Watch. Eu particularmente só vou acreditar mesmo nisso depois de testar algumas vezes mas, levando em consideração que a diferença de correr com iPhone e sem ele depois de calibrado não chega a ser gigante, até creio que seja possível. Se o “Apple Watch 2” vier mesmo com GPS (algo praticamente certo), aí será bem legal!

Dentre os planos personalizados, você pode escolher três opções:

  1. Iniciante: para quem quer começar a correr.
  2. Performance: para quem já corre e quer melhorar o seu ritmo ou a sua distância.
  3. Para uma prova específica: quem quer, por exemplo, treinar para uma maratona.

Nesta nova versão, caso você não corra em algum dos dias recomendados, o plano vai se readaptando, o que é bom para quem tem imprevistos e não consegue seguir a planilha à risca. Ainda que seja sempre bom/recomendado seguir, configurei um plano para mim pensando na maratona que farei em janeiro e, aparentemente, a planilha faz bastante sentido com base no que tenho visto nos treinos que faço com o auxílio de profissionais da área.

O acesso às informações ficou mais rápido para iniciar um treino; criaram um “passe” para você colocar no app Wallet e fazer check-in em centros de treinamento Nike. Tem alguns eventos da empresa em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas ainda não sei se já estão preparados para essa integração1Não conseguimos contato com a assessoria da Nike ainda para confirmar..

Vale lembrar que você pode monitorar corridas fora (outdoor; na rua, em parques, etc.) ou em ambientes fechados (esteiras de academia, por exemplo). Também é possível incluir uma corrida manualmente caso você tenha feito alguma sem o monitoramento do app e saiba a distância percorrida/tempo.

Publicidade

De ontem (22/8) para hoje, já saiu uma nova atualização pois usuários reclamaram que havia sumido a contabilização de quilômetros corridos com um determinado tênis — recurso que muitos corredores usam para saber a hora de aposentar um tênis; a Nike tratou rapidinho de voltar com isso.

O aplicativo ainda está com alguns bugs e instabilidades, mas tudo deverá ser corrigido nos próximos dias. Ainda mais com a visibilidade que a Nike obteve pós-Olimpíadas, com um grande número de patrocinados subindo ao pódio — deve ter muita gente empolgada utilizando o aplicativo novo!

Agora preciso testá-lo na prática. Vou colocar meu tênis e ver como está o grau de precisão deste novo app. O antigo costumava bater muito próximo das provas que eu corro de 10km, 21km e 42km. Vocês usam o app? Gostaram da atualização? Meu usuário no Nike Running Nike+ Run Club é MDuarteC. Me adicionem lá e vamos competir de forma saudável! 😊 🏃

Notas de rodapé

  • 1
    Não conseguimos contato com a assessoria da Nike ainda para confirmar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Sony anuncia adaptador wireless para conectar o DualShock 4 ao Mac; está “considerando” PlayStation Now na plataforma

Próx. Post

Vídeo: como tirar fotos sem nem tocar no iPhone

Posts Relacionados