WhatsApp vai compartilhar dados de usuários com o Facebook — mas será possível impedir isso [atualizado]

O WhatsApp anunciou hoje, através de um post no seu blog oficial, a primeira mudança nos seus termos de serviço em mais de quatro anos — ou seja, a primeira desde que foi adquirido pela bagatela de US$19 bilhões pelo Facebook, em 2014.

Os novos termos, que podem ser lidos aqui, especificam e esclarecem alguns aspectos do uso do app que não estavam presentes na última redação, como as chamadas de voz, a criptografia ponta-a-ponta e o app WhatsApp Web. A parte mais polêmica, entretanto, tem a ver justamente com a comunhão entre o mensageiro instantâneo e a empresa do tio Zuckerberg: a partir de agora, o WhatsApp compartilhará dados de usuários com o Facebook.

WhatsApp

Segundo os novos termos e política de privacidade, o Facebook poderá, a partir de agora, acessar o número de telefone do usuário e informações como a hora da última visualização, o sistema operacional no qual o app está instalado, a resolução de tela do aparelho, o código telefônico do país e um número identificador do dispositivo.

O WhatsApp garante que nada compartilhado pelo usuário no mensageiro — sejam mensagens de texto, imagens, vídeos ou documentos — serão utilizados pelo Facebook, e seus números de telefone não serão expostos na rede social caso o usuário não tenha optado por isso.

Os desenvolvedores reiteram a segurança da criptografia ponta-a-ponta introduzida nos últimos meses: mensagens só ficam hospedadas nos servidores do WhatsApp até serem entregues ao destinatário ou por 30 dias, o que acontecer primeiro; e ainda assim são indecifráveis para quaisquer outros elementos que não o remetente e o receptor.

De qualquer forma, será possível optar por não compartilhar informação alguma com o Facebook. Após aceitarem os novos termos de serviço, os usuários terão 30 dias para desmarcar a opção de compartilhar dados, o que pode ser feito nas configurações do aplicativo indo em Ajustes » Conta » Compartilhar dados da conta (opção inexistente na versão atual, por ora).

Outra novidade introduzida com os novos termos de serviço é a possibilidade de empresas utilizarem o WhatsApp como forma de comunicação com seus clientes, da mesma forma que o Messenger já faz há algum tempo. O mensageiro passará a aceitar o uso de bots por parte das companhias e permitirá, inclusive, conteúdo publicitário nas mensagens direcionadas.


Ícone do app WhatsApp Messenger

WhatsApp Messenger

de WhatsApp Inc.

Compatível com iPhones
Versão 2.19.42 (152.5 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

[via TechCrunch]

Atualização, por Eduardo Marques · 27/08/2016 às 11:59

Conforme podemos ver nas imagens acima, os novos termos e a opção de não compartilhar os dados da conta com o Facebook já estão aparecendo para diversos usuários.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes