O melhor pedaço da Maçã.

Apple estaria trabalhando em um dispositivo para casas inteligentes como o Amazon Echo

Amazon Echo

Faz um certo tempo que circulam rumores sobre um possível alto-falante da Apple com a Siri embutida e um funcionamento muito parecido com o do Amazon Echo.

Publicidade

Depois que a Maçã liberou o SDK1Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software. da assistente, todos acharam que isso realmente viria à tona. No fim, eram apenas preparativos para as melhorias da assistente virtual nos novos sistemas operacionais da empresa, que foram apresentados na WWDC 2016.

Entretanto, parece que os rumores não estavam tão errados assim. Isto porque a Bloomberg publicou hoje uma matéria dizendo que a Apple realmente estaria trabalhando em um dispositivo para casas inteligentes próprio da Siri.

Depois do grande sucesso do Echo, diversas outras empresas também já entraram nesse mercado como, por exemplo, o recém-anunciado Google Home. Fontes anônimas alegam que o dispositivo da Apple se diferenciaria dos outros por microfones e alto-falantes de melhor qualidade, além de uma câmera com tecnologia de reconhecimento facial, da qual já ouvimos falar anteriormente.

Publicidade

Em termos de funcionamento, o alto-falante com a assistente virtual traria tanto as funções da Siri que já conhecemos nos iPhones, iPads e no Mac, quanto novas funções relacionadas a dispositivos inteligentes da casa como luzes, cortinas, fechaduras, etc. Outra fonte anônima cita que também seria possível obter informações do Apple Maps, muito provavelmente para permitir que o usuário saiba o melhor momento de sair de casa.

Antes de pensarem em um modelo de alto-falantes à parte, a Maçã tentou embuti-los na Apple TV, como contaram três pessoas. A ideia foi descartada, mas muitas funções da Siri chegaram à nova geração da set-top box em outubro de 2015. Mesmo assim, a iniciativa de permitir que a assistente controle todos os cantos de nossas casas não parou; o projeto já está em fase de prototipagem e, inclusive, muitos engenheiros da empresa já estão testando o dispositivo em suas próprias casas.

Apesar da boa intenção, certamente a Apple precisará trazer melhorias significativas para que a Siri possa se nivelar ou ultrapassar a assistente da Amazon, a Alexa. De acordo com mais pessoas, a Maçã também está trabalhando em um projeto chamado “Invisible Hands” (algo como “Mãos Invisíveis”) cuja intenção é permitir que os usuários controlem e acessem qualquer informação dos sistemas sem que seja preciso chamar algum app ou chamar a Siri diversas vezes. Um exemplo disso seria o usuário abrir uma página da web e compartilhar com amigos sem que seja preciso tocar em seu dispositivo. Outro exemplo seria dizer “imprima” em algum documento enquanto ele estiver aberto.

Se realmente veremos algum produto desses aparecendo para nós, ainda não é certo. Porém, precisamos reconhecer que a Apple tem dado bastante atenção à automação de casas inteligentes com o HomeKit e agora também o app Casa (Home), e diversos avanços já estão aparecendo para melhorar cada vez mais a sua assistente virtual.

Notas de rodapé

  • 1
    Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo comercial do Apple Watch Hermès marca a chegada do produto ao mercado

Próx. Post

Apple libera iOS 10.0.2 e corrige o problema dos novos EarPods com conector Lightning

Posts Relacionados