O melhor pedaço da Maçã.

iOS 10: conheça todos os novos recursos do iMessage

O iMessage é o app mais usado do iOS…

Espera, há algo de errado com essa afirmação. Tudo bem, talvez essa frase, publicada pelo 9to5Mac, reflita a realidade dos Estados Unidos. No Brasil, definitivamente não é a maioria esmagadora que tem um iPhone e pode utilizar o mensageiro padrão do iOS. A alternativa, então, é partir para outros aplicativos de mensagens que sejam multiplataforma como o constantemente bloqueado gigante WhatsApp, o Telegram, entre outros.

Publicidade

Como a Apple se foca bastante no mercado americano, é compreensível que tenha implementado muitas melhorias no seu app de mensagens. Mas, com tantas novidades, há quem fique perdido. Portanto, vamos listar as mudanças para que possamos aproveitar o novo iMessage da melhor maneira possível — e, talvez, até incentivar os usuários brasileiros a utilizarem o serviço uns com os outros.

Links, vídeos e músicas

Vídeo e áudio inline no iMessage do iOS 10

Um recurso que já estava presente no Telegram também chegou ao iMessage: pré-visualização de links. Anteriormente, ao enviar links, apenas o endereço aparecia, sem nenhuma informação a mais. Agora, basta colar um link na mensagem e, automaticamente, aparece o título e a imagem (se for um post) ou o próprio vídeo em serviços como o YouTube, Instagram e Vine. Nestes, é possível reproduzi-los dentro do próprio app de mensagens (inline), mas senti falta do recurso de tela cheia (que já existe no Telegram, por exemplo).

Felizmente, é possível também fazer isso com música. O aplicativo do Apple Music já vem habilitado, mostrando as reproduções mais recentes na aba de apps. Estas músicas podem ser enviadas para o contato, que poderá ouvir a música completa (assinantes) ou parte dela (quem ainda não é assinante) — neste caso, um texto é exibido incentivando o usuário a assinar o serviço. De igual modo, outros apps de reprodução — por exemplo, o app de karaokê Smule — incorporam seu áudio no iMessage.

Recibos de leitura por contato

Recibo de leitura individual no iMessage do iOS 10

O iMessage já tem a opção de enviar “recibo de leitura” faz um tempo. Agora, você pode escolher para quem você quer habilitar ou desabilitar esta opção. Para isso, basta tocar no “i” que aparece ao lado do nome e da foto do contato (quando você está na conversa). Então, a tela acima é mostrada.

Participantes de um grupo

Participantes de um grupo no iMessage do iOS 10

Para identificar mais rapidamente os participantes de um grupo do iMessage, no iOS 10 é possível ver o nome e a foto de cada um no topo da conversa. Caso o grupo tenha muitos integrantes, basta tocar no “i” para ver todos os integrantes, nome do grupo… enfim, as opções gerais daquele grupo.

Notificação interativa

Notificações ricas para o iMessage do iOS 10

Responder mensagens diretamente das notificações já era um recurso que existia desde o iOS 8, porém era possível apenas visualizarmos uma única mensagem. No iOS 10, agora você pode ver todo o contexto da conversa. Basta tocar na notificação e arrastar para baixo ou pressionar com mais força a tela (3D Touch, caso seu aparelho tenha o recurso1iPhones 6s, 6s Plus, 7 ou 7 Plus.). Felizmente, as notificações interativas estão disponíveis para outros apps de mensagens, não apenas no iMessage.

Balões de fala dentro da conversa

Mensagem em balões no iMessage do iOS 10

Um recurso bem legal que chegou foi o de balões de fala quando visualizamos um app dentro do iMessage. Isto é, quando você estiver em uma conversa mas algum app ou sticker estiver em tela cheia (ocupando toda a tela), balões de conversa aparecem logo abaixo da foto do contato, assim como mostra a imagem acima. É verdade que a animação é bem rápida, mas não deixa de ser legal.

Emojis

Os emojis ganharam uma baita atenção nesta nova versão do iOS. Agora, se você mandar até três emojis sozinhos (sem texto), eles ficam três vezes maiores e soltos (fora do balãozinho convencional).

Emojis gigantes no iMessage do iOS 10

Outras duas novas funcionalidades apareceram para incrementar a experiência emojística. A primeira é a previsão de emojis na escrita. Quando você digita palavras como “feliz”, “praia”, “coração”, “computador”, etc., o emoji relacionado aparece na barra de previsão junto de outras palavras.

Interagindo com emojis no iMessage do iOS 10

Já na segunda, temos a substituição de palavras por emojis. Se você faz um texto e quer substituir algumas palavras por emojis, mude o seu teclado para o de emoji e “magicamente” as palavras que o sistema consegue fazer algum tipo de relação com os desenhos ficam destacadas em laranja. Ao tocar em cima delas, o iOS as substituem por emojis — se tiver apenas um, ela é automaticamente substituída; se existir mais de uma opção, um popup aparece.

Efeitos no envio

Efeitos no iMessage do iOS 10

Como vimos quando o iOS 10 foi apresentado, agora nós podemos nos expressar também por intermédio de efeitos no envio da mensagem. Escreva alguma frase e, em vez de tocar na seta para enviar a mensagem, toque e segure por uns instantes (ou pressione com mais força, usando o 3D Touch). Logo aparece uma tela para que você escolha os efeitos para o balão da mensagem em si (impacto, força, suave ou tinta invisível) ou efeitos de tela cheia (enviar com balões, confetes, lasers, fogos de artifício ou estrela cadente). Lembrando que os efeitos da tela possuem som; portanto, cuidado para não assustar aquele amiguinho que não deixa o celular no silencioso. 😝

O efeito de tela inteira dos balões também pode ser invocado com algumas palavras específicas. Por enquanto, somente os fogos de artifício (digite “Feliz Ano Novo”), os balões (bexigas) e os confetes podem ser chamados assim, mas creio que algo se perdeu na tradução dos termos. Isto é, com o teclado em inglês, basta você escrever e enviar ”Congratulations” e aparecem os confetes; de igual modo, escreva ”Happy Birthday” e você vê os balões subindo. Já em português, os balões aparecem tanto se for enviado “Parabéns” quanto “Feliz Aniversário”. É claro, nós usamos “parabéns” em várias situações, mas algo deveria ter sido pensado para evitar a ambiguidade.

Observação: alguns usuários podem não conseguir ativar esses efeitos quando pressionam a opção “Enviar”. Se você estiver com este problema, siga estes passos: vá até Ajustes » Geral » Acessibilidade e deixe a opção Reduzir Movimento inativa (pode ser que você tenha que reiniciar o iPhone depois disso). Pronto, tudo deve funcionar agora. 😉

Tapback

Tapback no iMessage do iOS 10

Às vezes, não é necessário responder longos textos para demonstrar como você se sentiu em relação àquela mensagem. Para isso, a Apple disponibilizou no iMessage o Tapback, que são algumas reações que você pode adicionar aos balões de fala. Toque duas vezes — ou segure o dedo por alguns segundos em cima — na mensagem que você deseja enviar uma reação e escolha entre as opções amei, curti, não curti, haha, duas exclamações (!!) ou um ponto de interrogação (?).

Manuscrito

Manuscrito no iMessage do iOS 10

Se você estiver em uma conversa e virar o seu iPhone em modo paisagem, ele automaticamente vai para o modo manuscrito. Você tem uma tela em branco e pode escrever, desenhar, fazer o que quiser e mandar para a pessoa. O mais interessante é que, conforme você escreve, parece realmente que é uma tinta no papel (o efeito é muito bonito). Abaixo da tela em branco, você também encontra diversos modelos pré-prontos para serem enviados, em diversos idiomas.

Manuscrito no iMessage do iOS 10

Caso você deseje apagar algum, pode pressionar e tocar no “X”. Ainda em modo paisagem, você pode tocar no ícone do teclado para voltar à digitação — e, ainda em modo retrato, você verá um “rabisco” na última tecla do teclado no qual você pode tocar e voltar para o modo manuscrito (no iPad, esta opção permanece mesmo com a tela em modo retrato).

Câmera e fotos

A interface da câmera também mudou no iMessage do iOS 10. Copiando Lembrando muito o Telegram, quando você toca no ícone de câmera na conversa para revelar a imagem “ao vivo” da câmera e, tocando em qualquer lugar nessa tela, você tira fotos (que ficam no “rascunho”).

Câmeras e fotos no iMessage do iOS 10

Ao lado da imagem ao vivo aparecem algumas outras fotos já tiradas anteriormente. Deslizando para a direita, aparece a opção de ir para a sua biblioteca de fotos ou para o app Câmera, de modo que você consiga controlar todos os recursos.

Câmeras e fotos no iMessage do iOS 10

As fotos adicionadas não são automaticamente enviadas para a pessoa, mas isso é ótimo pois você tem a oportunidade de editá-las ou removê-las tocando no “x” no canto. Caso a foto seja uma Live Photo, é possível ligar/desligar o efeito tocando no ícone que aparece no canto esquerdo da foto.

Marcação nas fotos

Fazendo marcações no iMessage do iOS 10

Assim como já é possível fazer no app Fotos, agora você pode editar e fazer marcações nas fotos sem sair do app Mensagens. Para editar, o processo é como em qualquer outro app (selecione “Editar” e corte, selecione filtros, etc.). Para fazer marcações, há duas maneiras: tirando uma foto na hora e tocando nela no rascunho ou escolhendo uma no seletor de imagens. Quando a foto aparecer, toque em “Marcação” e, então, você pode desenhar, escrever e usar a lupa para destacar algo na foto. Se gostar do resultado, toque em “Salvar”; caso contrário, toque em “Cancelar” ou na seta que aparece ao lado para desfazer a última ação.

Digital Touch

Digital Touch no iMessage do iOS 10

O Digital Touch chegou primeiramente para o Apple Watch e, agora, também ao iMessage. Ao tocar no ícone (que é um coração e dois dedinhos), você tem acesso a este recurso. Ele permite que você envie alguns gestos para seus contatos de uma maneira mais lúdica. Na esquerda aparece a opção de cor selecionada e um ícone de câmera; no meio temos uma tela preta (onde você faz os gestos/desenhos); e no lado direito temos um pequeno atalho lhe mostrando os possíveis gestos, que são estes:

  • Desenho: desenhe com um dedo;
  • Tocar: toque com um dedo;
  • Bola de fogo: pressione com um dedo;
  • Beijo: toque com dois dedos;
  • Batimentos: toque com dois dedos e mantenha;
  • Coração partido: toque e segure com dois dedos, depois arraste para baixo.

Digital Touch no iMessage do iOS 10

No desenho, toque na opção de cor para ver as sete opções; caso queira alguma que não se encontra nesse grupo, toque e segure por uns instantes em cima de alguma dessas cores para aparecer uma paleta circular com mais opções.

Algo interessante — pelo menos me pareceu mais útil do que os outros gestos — é a possibilidade de fazer marcações enquanto tiramos fotos ou gravamos um vídeo. Na tela principal do Digital Touch, selecione o ícone de vídeo (este também aparece no canto inferior esquerdo quando o Digital Touch estiver com tela expandida). Então, você vê a imagem da câmera e opções de cores logo acima. Para foto, você pode desenhar e fazer aqueles mesmos gestos tanto antes quanto depois de tirar a foto; já no vídeo, você pode marcar antes ou durante — o que é bem legal, já que a marcação aparece no exato momento em que você a fez —, mas não é possível marcar depois de gravado. Os vídeos só suportam até 10 snapchatcos segundos. Então, você pode enviar na seta azul abaixo da imagem ou descartá-la na seta que aparece no canto superior esquerdo da imagem.

Digital Touch no iMessage do iOS 10

Assim que as fotos e os vídeos forem visualizados, eles começam a “reproduzir”; por padrão, o vídeo vem no silencioso, mas tocando no ícone de áudio, você consegue ouvir a gravação. É bom lembrar também que todas as fotos e vídeos do Digital Touch ficarão disponíveis somente por dois minutos depois de visualizados. Se você quiser manter os arquivos em seu aparelho, toque na opção “manter” que aparecerá abaixo deles.

App Store do iMessage

Logo que você entra em uma conversa no iMessage, você vê aquele conhecido ícone de App Store ao lado do campo de escrita. Tocando nele, já aparece em meia tela um dos apps habilitados e, arrastando para os lados, podemos interagir com os demais apps. É possível também ampliar a tela para ver melhor as opções do app tocando na seta posicionada no canto inferior direito.

Loja dentro do iMessage do iOS 10

No canto inferior esquerdo, há um ícone de quatro bolinhas; tocando ali, acessamos todos os apps que temos. Nós podemos executá-los a partir dali ou tocar e segurar em algum deles para reorganizá-los ou removê-los do iMessage.

Loja dentro do iMessage do iOS 10

A primeira opção dessa lista de apps é o ícone da loja; tocando lá, você vê uma tela muito parecida com a que estamos acostumados a ver na App Store convencional, isto na aba “Destaque”. Já na aba “Gerenciar”, é possível habilitar ou desabilitar um app do iMessage. E, aqui, cabe uma observação: há dois tipos de aplicativos no iMessage: aqueles que são próprios para eles (que, portanto, somente aparecem no ambiente do iMessage) e outros apps que são instalados no próprio sistema e têm integração com o iMessage. No primeiro caso, removendo ou desabilitando um app, ele desaparece do aparelho; no segundo caso, ele apenas fica desabilitado na aba “Gerenciar”, mas o app continua instalado no aparelho. Por isso, não se espante se você instalar algum app no iMessage e ele aparecer na sua Tela Inicial — isso indica que ele é o segundo tipo de app.

Para você instalar apps que você não vê na aba Destaque, toque em pesquisar e faça todo o processo que já conhecemos para instalá-los.

Stickers

Adesivos no iMessage do iOS 10

Os stickers podem ser enviados como uma mensagem solta ou você pode “destacá-los” e colá-los em cima de algum balão de fala. Na primeira opção, você escolhe o que quer enviar, toca nele e envia; na segunda, você toca nele por alguns segundos e o arrasta até o balão no qual deseja colocá-lo. O efeito é bem legal também, parece mesmo uma figurinha sendo descolada. 😊

Adesivos no iMessage do iOS 10

Os adesivos podem ser posicionados tanto em um balão do outro contato quanto no seu próprio — e vários deles podem ser adicionados, não somente um. Para remover algum colado, basta pressionar por um instantes até aparecer a opção “Detalhes do Adesivo” (o que é engraçado ter sido traduzido já que a própria Apple optou por deixar o nome “Stickers”) para aparecer uma lista com todos os stickers daquele balão. A opção “Ver” lhe leva até o item na App Store e, arrastando para a esquerda, a opção “Apagar” surge. É possível fazer esse procedimento tanto com stickers seus quanto os do seu contato.

Jogos

O acesso à câmera, ao Apple Pay e a outros recursos abriu possibilidades para novas interações no iMessage. Por exemplo, nós podemos encontrar tanto stickers quanto apps — e até mesmo jogos! — dentro do mensageiro. Gosto de brincar dizendo que isso lembra muito o falecido MSN Messenger porque era possível conversar e jogar ao mesmo tempo. No iMessage, isso se dá por “turnos”: cada vez que você joga, você “envia” o seu jogo para o seu amigo e, quando ele estiver pronto, toca no jogo e faz a sua jogada. Eu tenho me divertido bastante com o jogo de palavras Words With Friends.

Atribuições

Quando alguém envia um jogo ou alguma interação de app que você não tenha, abaixo dele aparece um atalho para obtê-lo ou assiná-lo (no caso de serviços como o Apple Music, por exemplo, citado lá no começo do artigo).

Atribuições no iMessage do iOS 10

Isso, é claro, facilita muito as coisas para quem quer interagir com o tal app/jogo/serviço.

·   ·   ·

Quando essas novidades nos foram apresentadas, todos tiveram um pouco aquela sensação de “para que isso?”. Ainda assim, é bem interessante poder experimentar cada recurso desse — mesmo que, na prática, você não use tanto muitos deles.

Em uma nota relacionada, eu realmente esperava que a Apple fosse melhorar o áudio das gravações no iMessage — convenhamos, aquela qualidade é horrível! Independentemente disso, esperamos que essas dicas tenham sido esclarecedoras e que vocês possam aproveitar ao máximo o novíssimo mensageiro! 😉

Notas de rodapé

  • 1
    iPhones 6s, 6s Plus, 7 ou 7 Plus.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pague o quanto quiser por este bundle para Mac — incluindo Drive Genius 4, The Hit List, Nisus Writer Pro, Aurora HDR e outros

Próx. Post

Responsáveis pelo Apple Music conversam sobre exclusividade, artistas, novidades do app e mais!

Posts Relacionados