O melhor pedaço da Maçã.

Agora foi a vez do MacBook Pro de 15″ de ser desmontado pela iFixit — spoiler: o veredito é o mesmo

Dois dias depois de publicar o desmonte do novo MacBook Pro de 13″ com Touch Bar, que trouxe uma série de verdades inconvenientes, a iFixit está de volta hoje — desta vez, com a dissecação do irmão maior da nova linha de computadores portáteis da Apple. Dito isto, no velho sentimento “desapontado, porém não surpreso”, preciso informar que as considerações da firma foram quase tão ruins quanto as do MBP menor.

Publicidade

Ao abrir a tampa inferior do novo MacBook Pro de 15″, encontra-se uma arquitetura muito parecida com a do modelo de 13 polegadas: a mesma disposição interna de itens, mesmo sistema duplo de ventilação (aqui as lâminas possuem desenho diferente, por algum motivo), mesma bateria de cinco células fortemente colada no chassi, mesmos alto-falantes não posicionados exatamente abaixo das microperfurações ao lado do teclado (que, novamente, são na sua maior parte apenas estéticas) e som que sai majoritariamente pelas entradas de ar na parte inferior.

Desmonte do MacBook Pro de 15" pelo iFixit

Um detalhe não mencionado no meu post de quarta-feira, mas que está presente tanto no MBP de 13″ como no de 15″, é um intrigante conector que não dá em lugar nenhum; ele simplesmente existe, lá, na placa-mãe. A suspeita geral é de que ele sirva para transferir os dados do SSD para um volume externo, o que seria útil no caso de uma falha na placa lógica — uma vez que, como o armazenamento é soldado na placa, uma falha em qualquer componente significaria perda também dos dados. A resposta final para este mistério, porém, só a Apple sabe, por enquanto.

Publicidade

O MBP de 15″ também guarda o único ponto positivo do seu irmão menor, que é o trackpad facilmente substituível. Aqui, porém, a superfície de toque é tão grande (sério, olhe só para a foto abaixo) que a Apple precisou colocar um segundo chip Broadcom para controle de toque.

Trackpad do novo MacBook Pro de 15" em comparação com um iPad Mini

No geral, a máquina conquistou a mesma pontuação de 1/10 da sua irmã menor, com a iFixit apontando que o único ponto positivo é o trackpad e todo o resto é basicamente irreparável. Not cool, Apple, not cool.

Publicidade

Eles também publicaram um vídeo discutindo as mudanças desse MBP:

YouTube video

Para conferir o teardown completo do MBP de 15″, clique aqui.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Deu match! Vamos correr?

Próx. Post

O Arc Hub tem um design tão bacana que me dá vontade de ter um só por isso

Posts Relacionados