O melhor pedaço da Maçã.

Na onda da concorrência, Instagram lança transmissões ao vivo e mensagens efêmeras

Em mais uma movimentação para copiar descaradamente a concorrência fortalecer a sua plataforma e trazer novidades para os usuários, o Instagram anunciou hoje dois novos recursos que devem fortalecê-lo como o segundo nome mais importante das redes sociais (o primeiro sendo, naturalmente, seu dono, o Facebook).

Publicidade

https://vimeo.com/192221148

O primeiro e mais importante deles é o recurso de transmissão ao vivo, que será implementado na seção Stories (Histórias). Para iniciar uma transmissão, basta ir até a tela de criação de uma história e selecionar a aba Live — o círculo com seu perfil, na parte superior, indicará que você está ao vivo e seus contatos que assim o tiverem solicitado no aplicativo receberão uma notificação avisando do fato. É possível adicionar comentários e o dono da transmissão pode “fixar” um deles para que todos vejam, por exemplo. Uma curadoria das lives mais populares naquele momento será mostrada na aba Discover.

A grande diferença da transmissão ao vivo do Instagram para a de outros serviços, como o Periscope ou o próprio Facebook, é que aqui as coisas são efêmeras — o vídeo da transmissão não fica salvo após o seu término. Portanto, quem viu, viu; quem não viu, não verá nunca mais. Segundo os desenvolvedores, esta é uma forma de incentivar os usuários a se desinibirem na frente das câmeras e simplesmente serem divertidos, considerando que não haverá replay daqueles momentos — embora eu possa ver isto indo em direções deveras controversas.

Publicidade

A outra novidade do dia é retirada diretamente do Snapchat: a possibilidade de enviar fotos e vídeos que se apagam automaticamente após um determinado tempo para contatos no Instagram Direct. O funcionamento é bem simples: ao tirar uma foto e fazer todos os ajustes desejados, além de poder postá-la nas Stories, é possível enviá-las diretamente para um ou mais contatos.

https://vimeo.com/192220333

O único fator de diferenciação aqui em relação à rede do fantasminha é que o Instagram lembra-se das pessoas para quem você mandou o último Direct e exibe este grupo primeiro na lista quando você for enviar o próximo — o que é especialmente conveniente caso você esteja enviando uma série de fotos em sequência e não esteja bem lembrado dos destinatários.

Publicidade

As novas mensagens auto-destrutivas começarão a ser liberadas hoje, enquanto o recurso de transmissão de vídeo ao vivo será liberado em doses homeopáticas, começando hoje com um número pequeno de usuários — entretanto, todos nós poderemos ver as transmissões imediatamente.

E aí, é o suficiente para manter o Instagram na crista da onda das redes sociais ou há coisas mais interessantes vindo de outros lugares? Numa época em que ideias com mais frescor e abordagens mais inovadoras atraem os jovens com muito mais sucesso que esquemas tradicionais como o Facebook ou o Instagram, algo me diz que eles precisarão de algo mais que copiar recursos da concorrência para manter-se relevantes a longo prazo.


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 327.1.0 (278.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

[via The Verge]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoção de Black Friday: compre ou atualize para o Parallels Desktop 12 e leve outros 7 apps para Mac, incluindo o 1Password!

Próx. Post

No Brasil, venda de smartphones tem leve subida; Android abocanha quase 96%(!) do mercado

Posts Relacionados